São Paulo, domingo, 8 de maio de 1994 |
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Mitsubishi "esbanja" eletrônica no GT
GRACILIANO TONI
Boa parte de seu desempenho se deve ao câmbio de seis marchas, que permite ótimo aproveitamento da potência do motor 3.0 de seis cilindros em V e 320 cv de potência. Quatro é o total de válvulas em cada cilindro. É também o número de rodas com tração. Graças a isso, o carro não patina em arrancadas e tem estabilidade fenomenal. Outra ajudinha do quatro está na direção. As quatro rodas viram –as de trás, só 1,5 grau, o bastante para melhorar o comportamento do carro em curvas sucessivas e alterações bruscas de trajetória. Suspensões independentes nas quatro rodas são outro exemplo da ajuda do quatro ao Mitsubishi. Mesmo o dois é favorável ao VR-4. O modelo tem duas regulagens de suspensões e de funcionamento do escapamento (leia texto abaixo) e dois turbos para melhorar a alimentação do motor. O carro é um autêntico 2+2: duas pessoas viajam confortavelmente, depois de certo contorcionismo para entrar na cabine; as duas a mais vão apertadas atrás. Outros números: são 320 cv (potência superior à de seis Corsa) no motor; o carro pesa 1.725 kg (o dobro de um Mille) e bebe em 480 km os 75 litros de gasolina de seu tanque cheio (consumo de 6,4 km/l) rodando a 100 km/h. A 240 km/h, é estável como um Omega a 150 km/h. Viaja sem reclamar a 220 km/h e atinge 255 km/h. Segundo a fábrica, faz de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos. Há também números desfavoráveis ao Mitsubishi. Um deles é 1,8 –em metros, a altura máxima para o motorista. Acima disso, vai relar no teto. Custa US$ 90 mil. Outro número que não ajuda muito é 1,3 segundo a menos que o Toyota Supra, seu concorrente, de desempenho ainda mais forte, leva para ir de 0 a 100 km/h. Direção firme, ótimos freios, câmbio com engates curtos e sobra de potência tornam o 3.000 GT muito gostoso de dirigir. Mesmo na cidade o carro tem bom comportamento. É mais silencioso, trepida menos e tem desenho mais elegante que o Supra, seu principal concorrente japonês. Próximo Texto: Modelo traz alta tecnologia Índice |
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