São Paulo, segunda-feira, 9 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anúncio do real vem sem definição de regras

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Itamar Franco anuncia hoje, em cerimônia marcada para as 11h, a data de implantação da nova moeda. O real deve começar a circular na economia em 1º de julho.
O anúncio de hoje incluir medidas preparatórias, mas as regras de funcionamento do real devem ficar para mais tarde. Falta anunciar, por exemplo, como vão funcionar o câmbio e os juros quando entrar em vigor a nova moeda.
Com duração de seis minutos, o discurso do presidente será seguido de entrevista do ministro da Fazenda, Rubens Ricupero.
O ministro anunciar um calendário de medidas que ainda precisam a ser adotadas para preparar a chegada do real, como a conversão dos preços dos combustíveis em URV e a emissão de títulos públicos baseados nesse indexador.
Ontem pela manhã, o ministro cumpriu uma de suas atividades tradicionais e foi à missa dominical no Mosteiro de São Bento, em Brasília.
Coincidência ou não, justamente à véspera do anúncio considerado mais importante desde a sua entrada no ministério, Ricupero se deteve por mais tempo em orações.
Terminada a missa, enquanto todos já tinham levantado, o ministro ainda ficou quase cinco minutos a mais sentado, orando.
Abordado pela imprensa depois, Ricupero negou-se a fazer qualquer comentário sobre o real. Saiu do mosteiro, dirigindo ele próprio um Fiat Prêmio CLS cinza.
Por acerto entre governo e a comissão do Congresso que analisa o plano econômico, a data do real será incluída no texto do projeto de lei de conversão da medida provisória que criou a URV.
A escolha de 1º de julho facilitará a elaboração de balanços pelas empresas, pois coincide com o início do segundo semestre do ano.
A cerimônia de anúncio da data do real, no Palácio do Planalto, deverá contar com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, Inocêncio Oliveira(PFL-PE), do Senado, Humberto Lucena (PMDB-PB), e do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Octávio Gallotti.
Também foram convidados o presidente e o relator da comissão, respectivamente senador Odacir Soares (PFL/RO) e deputado Neuto de Conto (PMDB/SC).

Texto Anterior: Para governo, caderneta vai perder poucos poupadores
Próximo Texto: Moeda chega com inflação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.