São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MP vai a votação sem acordo com ruralistas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo tentará aprovar hoje a Medida Provisória 482, que cria a URV (Unidade Real de Valor), sem atender às reivindicações da bancada ruralista.
A equipe econômica aceitou mudar a redação do artigo 16 da MP, incluindo que haverá equivalência entre preços mínimos e financiamentos agrícolas. Mas manterá a TR (Taxa de Referência) como indexador dos financiamentos.
A bancada ruralista –que reúne cerca de 130 parlamentares que normalmente votam coesos em assuntos de interesse do setor rural– queria financiamentos e preços mínimos corrigidos pela URV.
As lideranças que apóiam o governo acertaram ontem com o presidente da comissão especial que analisa a MP, senador Odacir Soares (PFL/RO), uma estratégia de intensa mobilização para que a MP seja aprovada com facilidade no plenário do Congresso.
Odacir acha que a não aprovação rápida da URV vai gerar incertezas no mercado.
Ele acredita que os aliados do governo têm condições de derrotar a bancada ruralista em plenário.
O governo tentará colocar a MP em votação hoje à noite, após a reunião do Congresso revisor, mas a expectativa maior é de que a votação ocorra amanhã, após o julgamento do deputado Ricardo Fiuza (PFL-PE).
O presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Nelson Marquezelli(PTB-SP), se encontra hoje pela manhã com o ministro-chefe da Casa Civil, Henrique Hargreaves, numa última tentativa de ver atendida a reivindicação do setor.
Essa possibilidade foi descartada ontem pelo assessor especial do Ministério da Fazenda, Edmar Bacha, que deu entrevista junto com o líder do governo na Câmara, deputado Luiz Carlos Santos (PMDB/SP).

Texto Anterior: Aluguéis terão deflator na conversão
Próximo Texto: Real pode pressionar preços dos alimentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.