São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo lançará títulos do Tesouro em URV

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo criará, nos próximos dias, dois títulos públicos vinculados à variação da URV (Unidade Real de Valor). A medida encerra o cronograma de modificações necessárias à utilização do indexador no sistema financeiro.
Um decreto presidencial vai autorizar a emissão de dois tipos diferentes de NTN (Notas do Tesouro Nacional) em URV, com prazos de 28 dias e três meses, segundo informou o diretor de Política Monetária do Banco Central, Alkimar Moura.
Os títulos servirão para que os bancos operem os fundões (Fundos de Aplicação Financeira) e outras aplicações financeiras em URV, autorizadas recentemente pelo Banco Central. Os fundões em URV, por exemplo, ainda não chegaram à maioria dos bancos devido à falta do título.
Para que os bancos possam ter os fundões em URV eles necessitam ter em suas carteiras papéis que tenham a mesma rentabilidade. Os bancos são obrigados a comporem os FAF com pelo menos 45% de títulos públicos.
Ainda não está definida a data para o primeiro leilão dos títulos em URV. Em geral, os leilões de papéis do Tesouro Nacional acontecem no último dia útil de cada mês.
Para o governo, os títulos em URV servirão para controlar o volume de dinheiro na economia. Como faz com outros papéis, o BC venderá as NTN em URV aos bancos, de forma a diminuir o volume de dinheiro disponível no mercado.
A diferença dos papéis em URV em relação aos demais títulos está na transição para o real. A partir do dia 1º de julho, quando acabam o cruzeiro real e a URV, títulos vinculados ao IGP-M, por exemplo, terão parte de sua correção expurgada.
Isso não ocorrerá com as NTN em URV. Os títulos terão seu valor convertido automaticamente para o real (1 URV igual a R$ 1), assim como os Certificados de Depósito Bancário vinculados à URV.
Segundo o diretor de Normas do BC, Cláudio Mauch, também não haverá deflator (desconto na correção monetária prevista) nas NTN vinculadas à TR (Taxa Referencial). A correção desses papéis simplesmente acompanhará a mudança no cálculo da taxa.

Texto Anterior: Pimentel assume Trabalho
Próximo Texto: Rendimento da poupança será decrescente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.