São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSDB prevê estagnação nas pesquisas

GABRIELA WOLTHERS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As cúpulas do PSDB, PFL e PTB avaliam que as pesquisas eleitorais deste mês devem registrar uma estagnação ou até mesmo uma nova queda nas intenções de voto de Fernando Henrique.
Segundo a análise feita em reunião ontem, a decisão de colocar a campanha de FHC nas ruas não refletirá agora nas pesquisas. Eles consideram que os primeiros resultados das viagens virão em junho.
Para o vice-presidente do PSDB, Pimenta da Veiga, esta é a grande diferença entre FHC e Lula. "Como o Lula está em campanha há quatro anos, ele dá um estalo e isso já reflete."
Na pesquisa Datafolha publicada no último dia 6, FHC caiu de 21 para 16 pontos percentuais.
Se, de um lado, houve o consenso na reunião de que o desgaste na imagem do candidato deveu-se à demora na escolha do vice, também chegou-se à conclusão de que não deve haver precipitação.
Foi por isso que FHC cancelou seus planos de viajar esta semana para Teresina (PI). O prefeito da capital, Wall Ferraz (PSDB), é contra a aliança com o PFL.
Os coordenadores da campanha avaliaram que, pior do que não sair às ruas, seria ter uma má recepção nas cidades que visitará.
FHC limitará suas viagens desta semana ao Ceará e a Contagem (MG), que vai sediar a convenção do PSDB no próximo sábado.
Ontem, FHC afirmou que pode se licenciar de seu mandato de senador após o término da revisão. Seu objetivo é se dedicar inteiramente à campanha, sem o temor de ser cobrado ao perder uma votação importante no Congresso.
PFL
O presidente do PFL no Ceará, Roberto Pessoa, disse ontem que a direção regional de seu partido não vai participar do comício de Fernando Henrique Cardoso em Juazeiro do Norte (CE).
Segundo Pessoa, as "divergências extremadas" que os pefelistas mantêm com os tucanos cearenses impedem que os dois partidos convivam num mesmo palanque.
"O PFL e PSDB no Ceará comportam-se como água e óleo numa bacia, não se misturam."

Colaborou a Agência Folha, em Fortaleza

Texto Anterior: Campanha de Brizola prioriza grandes cidades
Próximo Texto: FHC vai defender retomada da revisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.