São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Danone compra 49% da Triunfo
MARISTELA MAFEI
Dona das marcas Triunfo e Ritz, a Campineira, dos irmãos Armindo e Carlos Dias, é vice-líder de mercado de biscoitos no Brasil. A aquisição foi anunciada oficialmente na Europa por Antonie Riboud, presidente da BSN-Danone, e confirmada no Brasil pela Triunfo e pela Danone. A Triunfo faturou US$ 90 milhões em 1994 e produziu 57 mil toneladas de biscoitos. A BSN-Danone é um peso-pesado que só no ano passado faturou US$ 13 bilhões –dos quais US$ 150 milhões no Brasil. Esta é a segunda grande operação realizada neste ano que envolve os líderes do mercado de biscoitos no Brasil. No ano passado foi anunciada a compra da empresa nacional Tostines, terceira colocada no ranking, pelo grupo suíço Nestlé. Com a incorporação a Nestlé, que detém ainda a marca Ailiram, tornou-se líder do mercado brasileiro com 22% de participação, ultrapassando a até então líder Triunfo (8%). No Brasil, quarto maior consumidor mundial de biscoitos (atrás dos EUA, China e Inglaterra), o setor fatura US$ 1,5 bilhão/ano. Com a entrada da BSN-Danone todos os grandes grupos mundiais de biscoitos passam a atuar no Brasil. São eles a Nabisco (líder mundial), a United Biscuits (em associação com a marca Dona Benta no mercado interno) e a Nestlé. Com a venda de parte de seu capital, a Triunfo vai ter acesso à tecnologia do grupo BSN. Marcas detidas pela General Biscuits (subsidiária do BSN), serão lançadas pela Campineira. Texto Anterior: BC vende todos os títulos levados a leilão Próximo Texto: Rede de lanchonetes Subway chega ao país Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |