São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
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Danone compra 49% da Triunfo

MARISTELA MAFEI
DA REPORTAGEM LOCAL

O grupo francês BSN-Danone, vice-líder mundial do mercado de biscoitos, fechou ontem a compra de 49% do capital da Indústria Campineira de Alimentos.
Dona das marcas Triunfo e Ritz, a Campineira, dos irmãos Armindo e Carlos Dias, é vice-líder de mercado de biscoitos no Brasil.
A aquisição foi anunciada oficialmente na Europa por Antonie Riboud, presidente da BSN-Danone, e confirmada no Brasil pela Triunfo e pela Danone.
A Triunfo faturou US$ 90 milhões em 1994 e produziu 57 mil toneladas de biscoitos.
A BSN-Danone é um peso-pesado que só no ano passado faturou US$ 13 bilhões –dos quais US$ 150 milhões no Brasil.
Esta é a segunda grande operação realizada neste ano que envolve os líderes do mercado de biscoitos no Brasil.
No ano passado foi anunciada a compra da empresa nacional Tostines, terceira colocada no ranking, pelo grupo suíço Nestlé.
Com a incorporação a Nestlé, que detém ainda a marca Ailiram, tornou-se líder do mercado brasileiro com 22% de participação, ultrapassando a até então líder Triunfo (8%).
No Brasil, quarto maior consumidor mundial de biscoitos (atrás dos EUA, China e Inglaterra), o setor fatura US$ 1,5 bilhão/ano.
Com a entrada da BSN-Danone todos os grandes grupos mundiais de biscoitos passam a atuar no Brasil.
São eles a Nabisco (líder mundial), a United Biscuits (em associação com a marca Dona Benta no mercado interno) e a Nestlé.
Com a venda de parte de seu capital, a Triunfo vai ter acesso à tecnologia do grupo BSN. Marcas detidas pela General Biscuits (subsidiária do BSN), serão lançadas pela Campineira.

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