São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teste compara planilhas líderes em vendas

RENATA PONTIN DE MATTOS FORTES; SOLANGE REZENDE RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Os programas "Lotus 1-2-3 versão 4.01" e "Excel versão 5.0", ambos para "Windows", são conceituadas planilhas de cálculo eletrônico.
O "Lotus 1-2-3" é mais antigo no mercado e tem maior base instalada, mas continua evoluindo e tem acompanhado as novas tecnologias para atender melhor a seus adeptos e garantir novos usuários.
O "Excel" tem se apresentado com inovações mais arrojadas em termos de se adequar a conceitos bem recentes, como o de sistema aberto, onde a incorporação de funcionalidades de outros aplicativos é transparente ao usuário. Como é o caso da sua integração com o "Visual Basic" e "MS-Query".
A conclusão da análise dessas planilhas é que se trata de produtos de alta qualidade, atendendo bem mais do que as funções tradicionais de cálculos automáticos, com inclusão de editoração, formatações e manipulação de gráficos.
O "Excel" é mais poderoso, abrangendo um maior número de funcionalidades, embora o "Lotus 1-2-3" tenha um melhor desempenho na configuração indicada.
O "Excel" possui tutoriais mais sofisticados para facilitar o aprendizado de iniciantes, bem como para usuários do "Lotus 1-2-3" que desejam migrar para "Excel".
A Lotus não se esmerou tanto na confecção dos tutoriais, que se mantêm mais compatíveis com versões anteriores.
A documentação do "Lotus 1-2-3" referente à tecnologia de banco de dados (DataLens Drivers) infelizmente ainda não foi traduzida para o português.
A tendência, sem dúvida, continua centralizada nos esforços para melhorar o atendimento aos usuários. Exemplo disso é a incorporação do menu tradicional do "1-2-3" para DOS que o "1-2-3 for Windows" permite com o acionamento da tecla /. O usuário antigo se sente amparado e respeitado diante da alta velocidade com que vêm surgindo novos recursos.
Embora existam diferenças bem identificadas na aplicação dos dois produtos, sua operacionalidade encanta qualquer usuário novato.
A decisão por um ou outro deve se basear mais no que o usuário pretende com seus recursos.
Caso queira mais integração com outros aplicativos, a melhor escolha pode ser o "Excel".
Se a preocupação é com o desempenho e não com relação a trabalhos de expansão, precisando de recursos adicionais, o "Lotus 4.01" é uma boa opção.

Texto Anterior: Empresas protestam contra resultados
Próximo Texto: Saiba o que é planilha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.