São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Excel" tem vários recursos

ESPECIAL PARA A FOLHA

Usuários experientes encontram poderosos recursos no "Excel 5.0", destacando: Visual Basic for Aplications, Microsoft Query e OLE 2.0.
O Visual Basic Programming System é uma linguagem de macros da Microsoft, com a finalidade de estabelecer uma padronização na construção de macrocomandos, facilitando a integração dos programas.
O usuário pode desenhar controles padronizados do "Windows" direto na planilha e anexá-los a valores de células ou procedimentos de macros.
Pode operar a planilha com seus próprios controles customizados.
A criação de aplicações no "Excel" utilizando os recursos do Visual Basic habilita programação de suas macros, aumentando sensivelmente o potencial de desenvolvimento de sistemas financeiros.
Também é possível customizar planilhas sem usar macros.
Outro módulo integrado ao "Excel 5.0" é o Microsoft Query (MS-Query), ferramenta gráfica que permite o acesso a dados de aplicativos como "FoxPro", "Access", "Paradox", "dBase", "SQL Server", "Oracle Server" e texto Btrieve, possibilitando a manipulação, pesquisa e visualização de informações.
O recurso interessante no "Excel 5.0" é suporte ao OLE2 (Object Linking and Embedding versão 2.0), que é o esquema usado para compartilhamento de dados -gráficos, tabelas, textos etc.- entre aplicativos "Windows". Permite a vinculação e incorporação de objetos de um aplicativo no outro.
Cabe destacar que os documentos com o OLE 2.0 podem ter vínculos (links) e que estes, existindo entre documentos de diferentes aplicativos, permanecem mesmo quando o usuário copia os arquivos de origem.
Cria-se arquivos mistos "Word/ Excel" importando tabelas e gráficos de um aplicativo para o outro.
No documento misto, o usuário pode arrastar um objeto da janela de um aplicativo para outra e editá-lo "no local": quando o usuário seleciona o objeto embutido, os menus, barras de botões e outros controles do aplicativo hospedeiro ("host") são substituídos por aqueles do aplicativo do objeto embutido.
Ou seja, pode-se trabalhar dentro de um documento, mas com ferramentas de outro aplicativo.

Texto Anterior: Testes foram feitos por professores
Próximo Texto: "Lotus permite editar dados na própria célula
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.