São Paulo, quarta-feira, 11 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiais palestinos entram em Gaza

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Cerca de 150 palestinos vindos do Egito entraram ontem na faixa de Gaza para formar o primeiro contingente da polícia palestina no território.
Os palestinos deverão assumir o comando do campo de refugiados de Deir al-Balah, a primeira transferência efetiva de poder das autoridades israelenses para a OLP (Organização para Libertação da Palestina).
Nos termos do acordo de paz assinado no último dia 4 no Cairo (Egito), a faixa de Gaza e a cidade de Jericó, na Cisjordânia, constituirão zonas autônomas sob administração palestina.
A OLP controlará a segurança interna e os assuntos civis nos dois territórios.
Milhares de palestinos de Gaza foram até o posto fronteiriço de Rafah (no sul da faixa) para comemorar a chegada dos futuros policiais, que cruzaram a fronteira em 24 jipes.
Houve choques entre a multidão e soldados de Israel. Os militares israelenses estabeleceram um cordão de isolamento de cerca de um quilômetro e meio em torno do posto.
Alguns manifestantes jogaram pedras nos israelenses, que responderam com o uso de canhões de água. Um toque de recolher foi imposto na área, obrigando a população a permanecer em suas casas.
Diversos oficiais palestinos estão na faixa de Gaza desde a semana passada para coordenar a entrada da nova força policial.
O major-general Nasser Youssef, chefe do estado-maior adjunto da OLP considerou ontem um dia histórico para o povo palestino "no caminho até a liberdade e a independência".
Youssef será o comandante supremo da força policial em Gaza e Jericó.
Israel e a OLP concordaram no estabelecimento de uma força policial palestina de 9.000 pessoas em Gaza e Jericó.
Os palestinos que entraram ontem em Gaza fazem parte de um grupo de 300 soldados do Exército de Liberação da Palestina que desde sábado está em treinamento especial no Egito.
Na Jordânia, cerca de 270 policiais palestinos esperam sua vez de entrar em Jericó.
Ontem, oficiais palestinos e israelenses negociaram os arranjos finais para a chegada dos policiais a Jericó, prevista para amanhã.

Texto Anterior: Berlusconi indica neofascistas para governo
Próximo Texto: Israel ataca grupo radical no Líbano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.