São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

O tamanho da crise; Primeiro tiro; Tango à brasileira; Efeito da greve; Dividendos eleitorais; Do outro lado; De leve; Escrito nas estrelas

DO OUTRO LADO

O tamanho da crise
Além de ter estimulado a intervenção do Exército na crise da PF, Itamar cedeu logo à primeira condição dos ministros militares: colocar na rua uma tropa numerosa e aparelhada o suficiente para desestimular qualquer tipo de reação.

Primeiro tiro
Um dos ministros militares revelou a Itamar seus temores sobre as consequências de haver tiroteio e ponderou que, com a PF armada, o episódio deveria ser visto como um confronto de forças. Daí os Urutus e helicópteros de combate.

Tango à brasileira
Diante da ocupação de órgãos públicos por soldados, alguns com a cara pintada de preto em pleno sol, Tuga Angerami (PSDB) comparou: "A diferença de Brasil e Argentina é que aqui quem chama os caras-pintadas é o presidente".

Efeito da greve
A intervenção militar na PF e as greves que pararam São Paulo ontem devem ter implicações na sucessão. Fleury já aproveitou: "Já houve quem comparasse o dia de hoje em São Paulo com o primeiro dia do governo Lula: caos total".

Dividendos eleitorais
Fleury foi mais longe ontem ao comentar as greves em São Paulo: "Foi uma coisa orquestrada pelo PT e a CUT. Prova disto é o panfleto que propunha uma greve geral para barrar o Plano FHC".

Genoino (PT-SP) rebatia ontem as vinculações entre a greve da PF e a candidatura Lula: "É uma irresponsabilidade. A radicalização artificial não é boa para a democracia, nem para o PT. Tem gente fazendo terrorismo político".

ACM acha descabida qualquer ilação política-eleitoral a partir da intervenção militar na PF. Mas alfineta Itamar: "Isto demonstra que não se devia ter deixado a greve chegar a este ponto. Teriam que ter tomado providências antes".

Escrito nas estrelas
Na segunda, durante reunião do "grupo de pensamento estratégico da campanha de Lula", foi previsto que esta semana seria marcada por várias greves e que isto poderia prejudicar o candidato do PT. Avaliou-se que não seria grave.

Próximo Texto: De malas prontas; Reviravolta eleitoral; Até o fim; Presa fácil; Guarda residencial; Sintonia fina; Visão externa; Dormindo com o inimigo; Em nome do voto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.