São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tanques nas ruas

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A imagem surgiu na Globo, à tarde. Tanques em desfile, pela Esplanada dos Ministérios. Tanques mesmo, em grande número. Uma imagem que chocou até a cobertura da Globo. "O clima é de assustar."
Clima que só fez piorar, no fim da tarde, com as manobras de um agrupamento de helicópteros em plena praça dos Três Poderes, em imagem do SBT.
Também de assustar foi a madrugada anterior, na Globo. Entrou um plantão cortando o filme ao meio, com a imagem da tomada de um dos prédios da Polícia Federal por soldados do Exército, em camuflagem, com jipes, metralhadoras.
Itamar
Começou tudo de madrugada, no escuro, sem ninguém esperar. Foi Itamar Franco quem mandou. Ontem, de dia, ele deu-se conta do exagero e saiu para uma entrevista em que apresentou a justificativa.
Em transmissão da rádio CBN, com declarações depois reproduzidas na televisão, o presidente deu a desculpa de que o diretor da PF, seu amigo Wilson Romão, havia sido barrado por piquete de agentes.
Mais do que razão, acha ele, para jogar "os tanques nas ruas", na expressão da CBN. Questionado sobre o ostensivo "desfile militar", disse que não era com ele, mas "questão de logística, do Exército".
Lula
Os petistas levaram um belo susto. "É um show de pirotecnia para assustar alguém diante da possibilidade de um governo democrático e popular" foi a reação do presidente da CUT e candidato Jair Meneguelli.
Lula falou em "greves", no plural. Por coincidência, ontem mesmo, os grevistas da Polícia Federal baixaram o tom –e os restantes, dos motoristas aos metroviários, acabaram com essa história de fazer greve.
Alexandre Garcia
Ele andava acabrunhado, nos últimos tempos. Mas em horas assim, com tanques e tudo, sempre recupera as forças e sai passando ordens, como antes. Coisas como "serviço público é para servir o público" ou "o Exército está usando as armas pesadas para desestimular" ou "o Exército não fala, age". Alexandre Garcia é assim.

Texto Anterior: Confusão suspende a venda do Lloyd
Próximo Texto: BNDES adia privatização da Embraer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.