São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Índice

Microempresa pode pagar menos impostos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, disse ontem que vai estudar a redução de tributos para as pequenas e microempresas. O objetivo é estimular a geração de novos empregos.
O ideal, segundo ele, seria discutir a redução de encargos sobre a folha de pessoal na revisão constitucional. Para o ministro, a geração de empregos é uma questão central na economia.
Citando estudo do economista José Pastore, Ricupero disse que as empresas pagam US$ 0,81 de custo sobre mão-de-obra em cada US$ 1 pago ao trabalhador.
Ricupero participou ontem de um seminário sobre geração de empregos organizado pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio a Pequenas e Microempresas).
O presidente do Banco do Brasil, Alcir Calliari, disse que o banco estuda a criação de um novo fundo para financiar as pequenas e microempresas, o fundo de aval.
O projeto, feito em parceria com o Sebrae, deve começar a funcionar no próximo mês. Será um tipo de seguro para os empresários associados ao fundo de aval.
As empresas associadas vão contribuir mensalmente para o fundo (não se sabe ainda o percentual). Se a empresa tiver problemas para pagar dívida junto ao BB, o banco saca do fundo.

Texto Anterior: Economia se mantém em crescimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.