São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fundo perdido; Limite à liberdade; Moda antiga; Nome apropriado; Contra a flexibilidade; Novo shopping; Gambiarra ideológica; Além do básico; Na estante

Fundo perdido
Há rumores de que o governo poderá divulgar, nos próximos dias, um relatório sobre o uso indevido das fundações oficiais.
Mostraria como foram drenados recursos e como essas instituições perderam dinheiro nos últimos anos.
A confirmar.

Limite à liberdade
Paul Volcker, o influente ex-presidente do Banco Central dos EUA, vai propor em breve que os países industrializados limitem a flexibilidade do câmbio, mantendo as variações de suas moedas dentro de determinadas faixas.

Moda antiga
A proposta de Volcker –por enquanto apenas um esboço confidencial– foi antecipada pelo "The Wall Street Journal".
O jornal comenta que, se colocada em prática, "faria o mundo dar meio passo para trás em direção ao sistema de taxas rígidas eliminado pelo presidente Nixon no início dos anos 70".

Nome apropriado
Volcker trabalha à frente de um grupo de banqueiros internacionais chamado Comissão Bretton Woods, em referência ao acordo que em 1944 criou o padrão-ouro para o dólar.

Contra a flexibilidade
O argumento de Volcker é o de que a indisciplina cambial inibe o crescimento pois cria incerteza para os negócios, alimenta a especulação cambial, encoraja o protecionismo e permite o surgimento de políticas irresponsáveis.

Novo shopping
Será lançado hoje em Belo Horizonte o shopping center Diamond Mall, a ser construído pelos grupos Multiplan e IRB.
O investimento é da ordem de US$ 50 milhões.

Gambiarra ideológica
Guido Mantega, da FGV, defende o aperfeiçoamento das câmaras setoriais que, "na falta de mecanismos mais avançados de arbitragem e resolução de conflitos", podem ter papel importante em programas de estabilização.

Além do básico
Em artigo na "Revista de Economia Política", Mantega afirma ser "inviável implementar um ajuste econômico duradouro numa sociedade democrática sem a explicitação dos conflitos" e que, por isso, o programa não pode "resumir-se a um bom ajuste fiscal e monetário".

Na estante
Heitor Chagas de Oliveira, chefe de gabinete do ministro Alexis Stepanenko, das Minas e Energia, lança o livro "O Jogo da Malha - Recursos Humanos para a Qualidade".
Sai pela José Olympio Editora.

Texto Anterior: Conta telefônica será paga automaticamente; Justiça decide manter apreensão de Jeep
Próximo Texto: Avaliação pisitiva; Cortes afastados; Lucro previsto; Coração partido; Foi ciúme; Indício seguro; Resposta rápida; Avanço modesto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.