São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aeronautas querem a volta da câmara setorial

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Sindicato Nacional dos Aeronautas pedirá ao Ministério da Fazenda, na próxima semana, a reabertura da câmara setorial para o transporte aéreo.
As câmaras são fóruns em que governo, empresários e empregados discutem preços, emprego, produção e assuntos relativos a determinado setor. A câmara do setor aéreo foi criada em 1992.
As demissões anunciadas pela Varig, na última semana, motivaram o pedido. A empresa aérea pretende dispensar 2.100 empregados no país e 500 no exterior.
"Entendemos que a crise não se limita a uma empresa, é preciso tratar o setor", afirmou o assessor de comunicação do sindicato, Fernando Pereira.
O presidente do sindicato, Nelson Cirtoli, disse ontem ao presidente da Varig, Rubel Thomas, que a empresa será acionada na Justiça caso desrespeite a convenção coletiva de trabalho
A convenção prevê critérios que devem ser observados "em caso de necessidade de redução da força de trabalho". Trabalhadores e empregadores assinaram a convenção.
As demissões começaram na última segunda-feira. O sindicato não tem informação de demissão de aeronautas. As dispensas atingiram incialmente os aeroviários.
Os cortes integram programa de reestruturação e deverão resultar em economia mensal de US$ 6 milhões. A Varig pretende fechar 30 escritórios no exterior, devolver nove aviões e cancelar encomenda de 12.
Hoje, o sindicato dos aeronautas faz assembléia no Rio e em São Paulo para traçar "planos de ação contra as demissões". Aeroviários se mobilizam para realizar assembléia semana que vem.

Texto Anterior: Banco Nacional aceita parar com demissões
Próximo Texto: TAM cria empresa para operar no Paraguai
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.