São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
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Suspensão atingiu Senna, diz Mosley

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley, disse ontem que "há uma grande suspeita" de que a morte de Ayrton Senna foi causada após a roda e a suspensão dianteiras de seu Williams terem atingido a sua cabeça e não pelo impacto direto da cabeça contra o muro de concreto.
Mosley respondeu, em carta ao jornal britânico "The Times", a uma carta de um leitor publicada anteontem, criticando as medidas de segurança da FIA.
"Há uma forte suspeita de que Ayrton Senna foi morto por um golpe na cabeça da roda e suspensão dianteiras e, se não fosse por isso, ele teria sobrevivido sem ferimentos sérios", escreveu ele.
Outro dirigente da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, presidente da Foca (Associação dos Construtores da Fórmula 1), apoiou a teoria.
"Se aquela roda (do carro de Senna) tivesse ido dez centímetros para o lado ou para cima ele teria simplesmente aberto o cinto de segurança e saído do carro muito chateado. Foi um grande azar", disse Ecclestone.
Após a morte de Senna e do piloto austríaco Roland Ratzenberg no circuito de Imola, os dois dirigentes e suas organizações foram criticados por causa da falta de segurança no autódromo italiano, principalmente pela falta de proteção contra os muros de concreto cercando a pista.
Mosley disse na carta ao "Times" que os muros de concreto são permitidos, em casos onde um eventual choque do carro contra a parede tenha remotas chances de ser frontal.
"Os principais pilotos e a FIA estavam satisfeitos com os muros de Imola porque a experiência de muitos acidentes mostrou que eles tinham a angulação correta. Não houve ferimentos", disse Mosley.
"Nós saberemos mais quando os resultados do inquérito italiano (sobre os acidentes) estiverem disponíveis. Até aqui parece improvável que surjam dúvidas sobre um princípio que funcionou bem durante anos e do qual todos os circuitos ovais americanos dependem", concluiu Mosley.

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