São Paulo, quinta-feira, 12 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`A Amante' é versão pobre de `O Jogador'

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

"A Amante" é um "O Jogador" (de Robert Altman) em escala menor. Em todos os sentidos: menor orçamento, menor complexidade e, sobretudo, menor talento.
A idéia básica é ótima. Um roteirista fracassado, Martin Landisman (Robert Wuhl), tenta vender o projeto de um filme a produtores pés-de-chinelo e ignorantes. Cada um dos picaretas abordados (Danny Ayello, Eli Wallach, Robert De Niro) modifica um pouco o roteiro e impõe sua amante como estrela do filme.
Resultado: a história original de Landisman –a tragédia de um pintor que entra em conflito com o mundo vil do consumo e acaba se matando– vira um irreconhecível e róseo pastiche.
As duas linhas de força fundamentais do filme –a progressiva deturpação do roteiro de Landisman e a crescente confusão criada pela entrada em cena das amantes dos produtores– poderiam originar uma "screwball comedy" genial nas mãos de um Billy Wilder ou mesmo de um Blake Edwards.
Mas o obscuro diretor Barry Primus (ao que tudo indica, um protegido de De Niro, produtor de `A Amante') põe tudo a perder ao levar-se demasiado a sério e colocar em primeiro plano o drama pessoal de Landisman, um sonhador frustrado, com traumas no passado e uma crise conjugal no presente.
Por força de pretender criticar a indústria do cinema americano, Primus acaba por incorrer nos vícios dessa mesma indústria: psicologismo rasteiro, explicitação de "mensagens" positivas, falseamento sistemático das relações humanas, falta de coragem criativa.
Nesse sentido, não poderia haver nada mais distante de "O Jogador" de Altman. Como no "filme dentro do filme", também em "A Amante" o que prevalece no final é a estupidez rotineira de Hollywood.

Vídeo: A Amante (Mistress)
Produção: EUA, 1991, 122 min.
Direção: Barry Primus
Elenco: Robert Wuhl, Martin Landau, Robert De Niro
Lançamento: Paris Vídeo

Texto Anterior: Clement Greenberg morre em NY
Próximo Texto: "Caminhos Cruzados" conta história da Aids
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.