São Paulo, sexta-feira, 13 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Garrincha não passou em 58

JOÃO MÁXIMO
DA SUCURSAL DO RIO

E se Romário não passar no psicoteste? A mesma pergunta foi feita em 1958 em relação a Garrincha, assim que a CBD (futura CBF) decidiu entregar os convocados para a Copa do Mundo da Suécia nas mãos do psicólogo João Carvalhaes.
A idéia surgiu de uma visão autodepreciativa que o futebol brasileiro tinha de seus próprios craques. Acreditava-se que a Copa do Mundo de 1950 fora perdida por covardia. E a de 1954, por nervos à flor da pele.
João Carvalhaes chegou à seleção brasileira com instruções para "reprovar" qualquer jogador capaz de tropeçar em seus complicados testes.
É verdadeira a história segundo a qual Nilton Santos, após submeter-se aos questionários de Carvalhaes, disse-lhe: "Olha, doutor, vem aí um sujeito de pernas tortas que não vai saber fazer nada disso. Mas tenha paciência com ele, doutor, pois ele joga demais."
Parece que Carvalhaes não teve tanta paciência com Garrincha, pois aprovou sua barração por Joel. Mas a história contrariou o psicoteste.

Texto Anterior: Psicólogas avaliam jogadores da seleção
Próximo Texto: Crônicas de Mario Filho viram livro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.