São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PFL e PTB entram em ação

TALES FARIA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As cúpulas do PFL e do PTB começaram ontem uma operação visando fortalecer a candidatura do senador tucano Fernando Henrique Cardoso à Presidência.
Os dirigentes do PFL e do PTB acreditam que o STF (Supremo Tribunal Federal) não vai alterar o prazo para filiações partidárias e, com isso, o ex-presidente José Sarney fica amarrado ao PMDB.
Na quarta-feira passada, o STF decidiu que é inconstitucional a proibição da atual lei eleitoral de que os micropartidos lancem candidatos à Presidência.
Isso criou a expectativa de que, na próxima quarta-feira, o STF também decida alterar a data limite de filiação partidária para quem pretenda concorrer às próximas eleições, o que favoreceria Sarney.
Mas o ex-presidente conversou ontem com dirigentes do PFL e do PTB.
Agora, além de não acreditarem que o STF vá alterar o prazo de filiação partidária –vencido em 9 de janeiro–, os dirigentes do PFL e do PTB também acham que Sarney não pretende se filiar a um micropartido.
Com isso, Fernando Henrique Cardoso continua sendo a única hipótese de candidatura para a cúpula dos dois partidos coligados ao PSDB.
Ontem, o ex-governador da Bahia Antônio Carlos Magalhães, principal cacique do PFL, começou a estruturar com o governador do Ceará, Ciro Gomes (PSDB), o esquema de retomada da campanha de FHC para logo após o período de convenções partidárias.
O presidente do PTB, José Eduardo Andrade Vieira, também está participando dessas conversas. A primeira providência do grupo foi afastar qualquer hipótese de novo adiamento das datas de suas convenções.
Anteontem Andrade Vieira tratou logo de oficializar o convite aos convencionais do PTB para a reunião dia 21, data inicialmente marcada pela Executiva do partido.
E ACM tranquilizou Ciro Gomes de que será mantida o dia 18 como data da convenção do PFL.

Texto Anterior: Lula defende greves e critica ação de Itamar
Próximo Texto: Tucano populariza discurso e ataca 'ricos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.