São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O QUE É; COMO FUNCIONA; DESVANTAGENS; VANTAGENS

O QUE É
O Banco Central fixa uma relação entre o real e o dólar, provavelmente de um para um, que não varia por determinado tempo. O BC compra dólares de exportadores e vende dólares a importadores, turistas etc. a valores que não ultrapassem esta paridade.

COMO FUNCIONA
O governo precisa estabelecer regras que garantam a paridade. Isto é, fixar uma relação entre a quantidade de dólares existentes em suas reservas e a quantidade de reais que podem circular. A equipe econômica não definiu ainda esta relação. Atrelada às reservas cambiais, o governo pode emitir reais toda vez que as reservas crescerem. E se vê obrigado a recolher os reais toda vez que as reservas caírem. A inflação em reais não poderá ser compensada no preço dos produtos exportáveis. Esta compensação era feita pela desvalorização da taxa do câmbio. Os produtos importados, por sua vez, passam a ficar mais baratos se houver inflação com a nova moeda. Ao fixar limites rígidos para colocar reais na economia, a inflação tende a permanecer em patamares baixos, desde que o governo tenha suas contas em ordem. Se ele for tentado a emitir dinheiro para cobrir rombos, a inflação volta rapidamente e o câmbio fixo deve ser abandonado.

DESVANTAGENS
Como é certa a existência de uma inflação, ainda que baixa, na vigência do plano, as exportações tendem a se encarecer e perder competitividade e as importações a ficarem mais baratas. Prolongada, esta situação pode levar a o país a importar mais do que exporta, levando à saída de dólares do país. O encarecimento das exportações tende a refrear seu crescimento e segurar um dos setores mais dinâmicos da economia. O efeito é a redução da atividade em alguns setores e a queda do emprego correspondente.O aquecimento do consumo, que costuma aparecer toda vez que a inflação tem queda abrupta, pressiona os preços e ajuda a piorar a situação da balança comercial. O governo passa a depender mais da entrada de capital externo para fechar suas contas com o exterior (onde ingressos e saídas de capital têm de ser equilibrados). Como a quantidade de reais será limitada, o controle do consumo será feito por meio da taxa de juros, que tendem a ser muito elevadas no primeiro momento. Isto afeta as dívidas do governo, que está constrangido a cortar gastos, com efeito recessivo sobre a economia.

VANTAGENS
O câmbio fixo ajuda a controlar a inflação, já que não há a pressão para a troca de dólares pela moeda local. Em tese, elimina especulação em torno de uma futura desvalorização do real, contendo pressões por aumento de preços e de salários.

Texto Anterior: Dólar será fixo com estréia do real, anuncia Ricupero
Próximo Texto: Ministro quer redução de encargo trabalhista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.