São Paulo, sábado, 14 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Papel; Alumínio; Vidro; Plástico; Coleta seletiva

Papel - A reciclagem de papel já é antiga. A maior parte do papelão produzido pelas fábricas, por exemplo, é feito a partir de outros papéis. Os catadores que andam pelas cidades carregando suas carroças com revistas e jornais velhos são muito importantes na reciclagem. O papel que eles pegam nas ruas é vendido para as fábricas e é transformado em papel novo.

Alumínio - Produzir latinhas de alumínio, como as de refrigerante, gasta muita energia elétrica e poluí o ar. As latinhas usadas podem ser recicladas. Elas são amassadas e, na fábrica, viram lingotes (barras) de alumínio, que servem para fabricar panelas, por exemplo. A reciclagem economiza 95% de energia e poluí menos o meio ambiente.

Vidro - O vidro é totalmente aproveitado durante a reciclagem. Um quilo de caco de vidro faz um quilo de vidro novo gastando menos energia. As garrafas de refrigerante e de cerveja são reaproveitadas. Outras garrafas e tipos de vidro são vendidas para fábricas de bebidas ou são quebradas e se transformam em cacos, que viram vidro de novo.

Plástico - O plástico também é recuperado e pode se transformar em tubos, mangueiras, baldes, caixas, embalagens de produtos químicos, sacos de lixo e etc. Material plástico, quando reciclado, não deve ser usado para embalar alimentos.

Texto Anterior: LIXO RECICLADO PODE SER COISA ÚTIL
Próximo Texto: QUE AZAR!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.