São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselhos para crianças servem também aos pais; O NÚMERO; A FRASE; Psicoterapia é indicada em transtorno alimentar; Hanseníase deixará de ser problema em 6 anos

JULIO ABRAMCZYK

Conselhos para crianças servem também aos pais
A Editora Callis lançou um livro que orienta as crianças quando estiverem sozinhas. São conselhos que também servem para os pais. "Quando estou sozinho..." (foto), da enfermeira e jornalista Tova Navarra, foi publicado inicialmente nos Estados Unidos para crianças cujos pais se ausentam de casa o dia todo, por motivo de trabalho. A obra analisa para as crianças vários aspectos do cotidiano infantil, desde a dificuldade com a lição de casa até as noções de primeiros-socorros, que vão desde um cisco no olho até o que fazer quando sair sangue pelo nariz.

O NÚMERO
50... por cento da população mundial tem menos de 25 anos de idade, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A FRASE
"Fazemos hoje uma média de 1.500 exames de cateterismo cardíaco por mês. Desses, 82% (1.230) são feitos em pacientes do SUS (Sistema Unificado de Saúde), apesar da baixa remuneração e de só recebermos depois de 45 dias, sem nenhuma correção."
(Antonio Ermírio de Moraes, diretor-presidente da Beneficência Portuguesa)

Psicoterapia é indicada em transtorno alimentar
No conjunto de auto-estima baixa, desesperança e muito medo de engordar, o resultado em muitas pessoas é um grave transtorno alimentar. São pessoas que passam fome de propósito (anorexia nervosa) ou que exageram na alimentação para em seguida exagerar igualmente no jejum prolongado, no vômito provocado ou no exercício físico compulsivo (bulimia nervosa). Existem ainda os que comem compulsivamente e só param quando empanturrados. O tratamento é a psicoterapia, que os ajuda a entender e a enfrentar a doença. A Sociedade Brasileira de Psiquiatria Clínica (av. Presidente Vargas, 433, CEP 14020-260, fax (016) 623-2296, Ribeirão Preto, São Paulo), está distribuindo a médicos o trabalho "Transtornos Alimentares", do Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, já traduzido.

Hanseníase deixará de ser problema em 6 anos
A OMS estima que a hanseníase ("lepra") deixará de ser problema de saúde pública mundial nos próximos seis anos. A provável eliminação da doença deve-se à introdução da poliquimioterapia, que nos últimos anos reduziu a prevalência (número de casos na população) da hanseníase em 55%.

Texto Anterior: Desaceleração é motivo de morte no trânsito
Próximo Texto: Metade da cidade ficou sem luz e água
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.