São Paulo, segunda-feira, 16 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipamentos reduzem lesões

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

Equipamentos de segurança são hoje comuns na maioria dos carros americanos, japoneses e europeus. A maior parte dos veículos nacionais não segue essa tendência.
Os equipamentos não evitam todos os tipos de ferimento, mas reduzem consideravelmente sua quantidade e gravidade.
O cinto de três pontos elimina praticamente todas as lesões nos quadris, reduz 60% dos ferimentos na coluna e 40% no tórax.
A associação entre esse tipo de cinto e o uso do apoio para a cabeça acaba com a metade das lesões no pescoço e no cérebro.
Os freios ABS (vendidos no Brasil como opcional) são programados para evitar uma parada brusca, distribuir melhor o impacto e reduzir a intensidade da desaceleração (leia texto ao lado).
Outro acessório considerado fundamental pelos especialistas é o air-bag (bolsa de ar) que é inflado automaticamente no momento da colisão.
Estatísticas mundiais revelam que a maior vítima nos acidentes de trânsito são os passageiros que vão no banco da frente. Esses não deveriam esquecer do cinto.
Se o vidro do pára-brisa for laminado (mais "duro" que o temperado), uma batida sem o cinto pode ser ainda mais grave.
(JB)

Texto Anterior: Cano rompe e inunda UTI
Próximo Texto: Casal sofre acidente e passa a usar cinto de segurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.