São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Técnica permite escolher sexo

ULISSES DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA EM P.PRUDENTE

A fazenda Ajuricaba mantém convênios com as universidades de São Paulo (USP) e Estadual Paulista (Unesp) para desenvolver experiências genéticas.
O médico-veterinário José Fernando Garcia, 27, formado pela USP, está concluindo um trabalho que permite saber o sexo do animal ainda no embrião.
"Essa técnica vai servir para direcionar a produção, seja de fêmea ou de macho. Um exemplo prático é a fecundação de apenas fêmeas das raças holandesas e jersei, cujos machos não têm valor no mercado", diz Garcia.
Há cinco anos, a fazenda vem desenvolvendo pesquisas sobre transferência de embriões em bovinos da raça simental.
A fazenda participou do projeto "Bezerro de Proveta" transplantando em vacas cruzadas da propriedade os embriões fecundados pela Unesp.
"Recebemos 14 embriões que foram transferidos para os úteros de sete vacas receptoras. Apenas três animais tiveram a gestação completa", diz o veterinário Marcelo Fábio Gouveia Nogueira.
Nogueira, 27, afirma que a técnica do "bezerro de proveta" vai permitir o aproveitamento de ovários de grande valor genético de vacas puras condenadas por doença ou que não sejam férteis.

Texto Anterior: Fazenda será `fábrica de remédio' no futuro
Próximo Texto: Qualidade; Capacidade; Faturamento; Suco; Menos frutas; Destino; Melhores da terra; Juri popular; Agrishow; Encomendas; Na prática; Vacina em queda; Causas; Só jovens
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.