São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Não esqueçam a Suécia nesta Copa

Futebol `vertical' pode surpreender

JOHAN CRUYFF
ESPECIAL PARA A FOLHA

As seleções do Brasil, da Rússia e de Camarões terão um osso duro de roer na primeira fase do Mundial.
A Suécia, graças à sua "legião" de estrangeiros, chegou a um alto nível futebolístico, que já demonstrou na última Copa Européia de Nações, chegando às semifinais e realizando o futebol mais "vertical" (para a frente) da competição.
Esta é, precisamente, sua virtude principal. Pouco jogo "horizontal" (para os lados), pouco futebol de toque e pouca filigrana.
O treinador, Tommy Svensson, criou um conjunto muito prático, que pressiona no centro do campo e sai rapidamente para o ataque. É um time feito para jogar no contra-ataque.
O veterano Thomas Ravelli (IFK Gotemburgo) é o único titular que continua jogando no campeonato de seu país.
O resto da equipe é formado por representantes de até oito ligas européias diferentes.
Embora pareça difícil, Svensson conseguiu entrosar todos eles.
Na defesa, Roland Nilsson (Sheffield Wednesday, Inglaterra), Eriksson (Kaiserslautern, Alemanha), Andersson (Borussia Monchengladbach, Alemanha) e Ljung (Galatasaray, Turquia) formam a primeira linha de legionários.
No meio-campo, que pressiona muito, ele combina quatro outros bons jogadores exportados: Larsson (Feyenoord, Holanda), Limpar (Arsenal, Inglaterra), Thern (Napoli, Itália) e Schwarz (Benfica, Portugal).
Estes homens são os encarregados dos lançamentos longos para aproveitar a velocidade de Thomas Dahlin (Borussia Monchengladbach, Alemanha) e a grande qualidade do jovem Brolin (Parma, Itália).
A sorte de Tommy Svensson é também ter um bom banco de reservas. Que ninguém esqueça a Suécia, porque, nesta nova etapa, seus jogadores atingiram a maioridade.

O holandês Johan Cruyff, técnico do Barcelona, tetracampeão espanhol, escreve às terças, quintas e domingos.

Texto Anterior: Brasil lidera nas apostas
Próximo Texto: SUÉCIA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.