São Paulo, terça-feira, 17 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra deve receber mais de 150 mil pessoas

DANIEL PIZA
DA REPORTAGEM LOCAL

86.473 pessoas visitaram a "Bienal Brasil Século 20" desde a abertura, em 24 de abril, até o último domingo, segundo a Fundação Bienal.
No dia da abertura estiveram presentes 8.640 pessoas. Do dia 26 de abril, quando a mostra foi aberta ao público pagante, até 15 de maio, as catracas anotaram 77.833 visitantes.
Baseado nesses números, o presidente da Bienal, Edemar Cid Ferreira, disse à Folha que o total de visitantes da mostra deve superar os 150 mil.
A "Bienal Brasil" termina no dia 29; sua duração já passou da metade, portanto. Mas o presidente acha que o número obtido "pode tranquilamente ser dobrado".
"A visitação vem crescendo de semana a semana", diz Ferreira. O presidente considera o resultado "muito bom" porque significa que a Bienal "atendeu a expectativa".
Ferreira acha que 150 mil é bom resultado para pouco mais de um mês de exposição. "As bienais internacionais costumam chegar a 200 mil em dois meses", lembra.
Falhas
Sobre a previsão que ele mesmo tinha feito de chegar a um público de 300 mil, Ferreira dá duas razões para ela não ter se cumprido.
A primeira diz respeito às visitas escolares, que são realizadas no período da manhã (quando a mostra está fechada a pagantes).
"Não houve visitas de escolas na primeira semana, por um atraso de organização", afirma Ferreira. Dos 300 mil previstos, 200 mil seriam crianças em visita guiada.
A segunda razão da falha de previsão seria também um problema organizacional. "Tivemos complicações na monitoria", diz.
Segundo ele, o número de monitores (que acompanham visitantes que queiram orientação sobre a mostra) era insuficiente no início e eles "demoraram a administrar o fluxo de visitas".
Ferreira acha que a correção desse defeito também vai provocar aumento proporcional de público nas duas semanas que faltam.
O resultado atingido pela venda do livro da exposição, que custa 120 URVs, também foi julgado "bastante bom" por Ferreira.
Quase 500 exemplares foram vendidos desde o dia da abertura para visitantes do Pavilhão. Outros 2.000 foram vendidos a duas distribuidoras de livros, que os farão chegar às livrarias.
Foram rodados 5.000 exemplares. Mil deles foram cedidos à Secretaria de Estado da Cultura, que patrocinou a mostra e a edição do livro, e os outros 4.000, destinados à venda.
Ferreira acredita que até o final da mostra a venda do livro no local chegue a mil exemplares. Assim, cerca de 3.000 dos 4.000 terão sido vendidos até o dia 29.

Título: Bienal Brasil Século 20
Onde: Pavilhão da Bienal (parque Ibirapuera, tel. 011/574-5922, zona sul de São Paulo)
Quando: até 29 de maio
Visitação: de terça a sexta, das 12h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 21h
Ingressos: 2 URVs e 1 URV (estudantes com carteirinha da UNE ou Ubes)

Texto Anterior: Escarpim; Jacarandá
Próximo Texto: Pesquisa agrada Bienal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.