São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Projeto gera disputa entre editoras

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Coordenado pela FAE (Fundação de Assistência ao Estudante), órgão ligado ao MEC, o projeto prevê investimentos de US$ 25 milhões (leia texto) este ano.
A principal crítica é que um dos oito membros que compõem o grupo de trabalho que elaborou o projeto é dono da editora que teve o segundo maior número de livros selecionados para a biblioteca.
Segundo o diretor da área de Livros Didáticos da FAE, Walter Garcia, todos os membros do grupo foram indicados, "exatamente para dar mais transparência ao processo".
O editor em questão, Jaime Pinsky, dono da Contexto, foi indicado pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), de São Paulo.
O grupo de trabalho, por sua vez, indicou nomes de pessoas que compuseram oito comitês, que fizeram a seleção dos livros.
Novo problema: três dos 22 membros dos oito comitês tiveram livros de sua própria autoria selecionados. Jaime Pinsky teve três livros de sua autoria indicados.
"Ninguém indicou seu próprio livro", afirma Garcia.
"Nós escolhemos algumas das melhores pessoas para fazer esta seleção e, por isso mesmo, elas têm bons livros no mercado."
Para esclarecer a questão, a FAE já fez duas reuniões, uma no Sindicato Nacional dos Editores e Livreiros (Snel), no Rio, outra, há uma semana, na CBL.
O presidente do Snel, Sérgio Machado, considera a "situação muito delicada porque envolve a CBL", que indicou Jaime Pinsky.
"Estamos aguardando o posicionamento da Câmara e de seu associado", diz.
O presidente da CBL, Armando Antongini, nega que tenha ocorrido qualquer irregularidade.
Para evitar que esse tipo de acusação surja novamente, a CBL deverá estabelecer que, se um representante seu participar de algum trabalho desse tipo, ele terá de abrir mão de ter livros de sua editora ou autoria selecionados.

Próximo Texto: Programa foi criado em 93
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.