São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Suicídio entre jovens cresce quatro vezes desde a década de 50 nos EUA

CARLOS EDUARDO LINS E SILVA
DE WASHINGTON

A taxa de suicídios entre adolescentes nos EUA aumentou mais de quatro vezes da década de 50 à de 90.
Nos anos 50, 2,7 entre cada 100 mil pessoas de 15 a 19 anos se matavam por ano. Agora, esse número é de 11,1.
Os índices de suicídio entre jovens adultos (dos 20 aos 24 anos) duplicaram no mesmo período.
O Centro para o Controle de Doenças do governo dos EUA resolveu estudar o fenômeno com o objetivo de reduzir a incidência de suicídio entre jovens.
O relatório divulgado pelo centro este mês indica que programas de prevenção de suicídios são raros no país e recomenda expandi-los.
O estudo também afirma que é mais difícil prever o suicídio de jovens do que de idosos. Entre as pessoas mais velhas, o suicídio em geral é precedido de problemas mentais. Entre os jovens, não.
Segundo a pesquisa, o aumento dos índices de suicídios entre jovens ocorreu em todos os segmentos da população dos EUA mas é possível constatar "picos"quando algum personagem famoso se mata e o fato recebe grande cobertura dos meios de comunicação.
Os cientistas do CCD reconhecem que suicídios de personalidades públicas merecem ser noticiados mas pedem aos jornalistas que ouçam especialistas para evitar que as reportagens provoquem imitações da parte de jovens.
Eles aconselham os jornalistas a evitar explicações simplistas, abordagens sensacionalistas e descrições detalhadas dos suicídios noticiados.

Texto Anterior: Médicos são acusados de atender cão em hospital
Próximo Texto: Agência faz campanha publicitária para incentivar doação de sangue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.