São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Babá deve estimular criança

DA REPORTAGEM LOCAL

Tornar-se uma baby sitter hoje não é algo muito fácil. Gostar de criança e ter "jeito" para lidar com elas não basta. Cada uma das agências tem seu próprio curso para a formação das profissionais.
As exigências mínimas para baby sitter são conhecimento de primeiros-socorros, terapia ocupacional e expressão corporal, criatividade, paciência e experiência.
Enquanto os pais estão fora, a nova babá deve incentivar brincadeiras educativas com jogos, massinhas e desenhos, promover passeios a parques, cinemas e teatro, e evitar ao máximo a televisão.
"É preciso estimular a criança a brincar para que ela não estranhe e sinta falta dos pais", disse a baby sitter Priscila Veltri Rodrigues.
No entanto, segundo a psicóloga Vera Maria Barros de Oliveira, o mais importante é que a baby sitter tenha afinidade com a família.
"É preciso se assegurar da idoneidade de quem vai ficar com a criança. Por isso deve-se procurar referência profissional e emocional para ter certeza de suas condições", disse.
Vera diz que ser separada dos pais para ficar com um estranho provoca um estresse na criança. Para evitar qualquer trauma, os pais devem explicar o que vai acontecer –por que estão saindo e quanto tempo vão demorar.
"Deve-se explicar à criança que o período que ela ficará longe dos pais será difícil, mas que eles vão voltar. Quanto mais se conversar, menos insegurança ela vai sentir."
É importante ainda fornecer à baby sitter todas as informações sobre a rotina da casa, alimentação, horário de remédios e quem procurar em uma emergência.
Estar em sua casa e em seu quarto facilita a adaptação da criança. Os hotéis infantis, onde as crianças passam a noite, contam com diversas babás e outras crinças para brincar, mas podem provocar alguma inibição.
O delegado Edson Santi, da Delegacia de Falsos Domésticos, aconselha os pais a manterem objetos de valor trancados. "É a falta de cuidado dos patrões que leva as pessoas a roubar", disse.

Texto Anterior: Hotel e baby sitters `libertam' pais
Próximo Texto: COMO ESCOLHER SUA BABY SITTER
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.