São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preço de ônibus vai subir, diz Maluf

SÉRGIO MALBERGIER
DE LONDRES

O prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, disse ontem à Folha em Londres que "não há dúvida" de que o aumento concedido pela Justiça aos motoristas de ônibus na semana passada vai provocar um aumento no preço da passagem.
Segundo a Folha apurou, a passagem deve passar de CR$ 590,00 para CR$ 900,00 até o fim da próxima semana. Nesse caso, o reajuste ficará em 52% –o maior da gestão Maluf (veja quadro). Neste mês a inflação prevista é de 45%.
A Justiça concedeu aos motoristas e cobradores aumento real de 7% mais 10% de antecipação (5% em junho e 5% em julho). Eles reivindicavam aumento real de 34%. Em assembléia, decidiram aceitar os índices propostos pela Justiça.
Apesar de afirmar que "toda reivindicação salarial é justa", o prefeito considerou o pedido de aumento "absurdo" dentro de uma greve "claramente política".
A greve de motoristas e cobradores paralisou até 96% do transporte na cidade na terça-feira e quarta-feira da semana passada.
"Seria importante que o Datafolha fizesse uma pesquisa sobre o que a população achou. Posso lhe dizer que 80% estaria contra." (Pesquisa Datafolha publicada ontem revelou que 41% dos paulistanos consideraram a greve política).
"Eles (secretariado) me consultaram e eu disse: demita aqueles que fizeram a greve sem base legal, deixa funcionar os clandestinos à vontade", disse Maluf.
Ele espera que a greve ajude a mostrar "a cara do PT" à população paulistana.
Maluf chegou a Londres ontem para atender a um convite do governo britânico feito oito meses atrás. Ele veio de Berlim, onde deu uma palestra na Conferência de Prefeitos de Grandes Cidades.
Em Paris, passou três dias –"fazendo o que gosto, visitando museus, antiquários, livrarias".
Maluf viaja acompanhado apenas da mulher, Silvia, e sem nenhum assessor. "Modéstia a parte, não preciso de assessor", disse. Ele afirmou que pagou a passagem do próprio bolso.

Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: COMO ESCOLHER SUA BABY SITTER
Próximo Texto: Feira do Louvre inspira Maluf
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.