São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Javier Sotomayor salta no Ibirapuera

Recordista já treina em São Paulo

EDGARD ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O cubano Javier Sotomayor (26 anos, 1,94 m e 83 kg) disse que está preparado para lutar pela vitória no Torneio Internacional Mobil-Banespa de Atletismo, sábado, em São Paulo. Mas evita falar em recorde.
"Vai ser a minha segunda prova na temporada", disse Sotomayor, que detém o recorde mundial do salto em altura desde 1988 e melhorou a marca para 2,45 m, ano passado.
No último domingo, em Manaus (AM), ele disputou sua primeira prova da temporada: venceu com a marca de 2,35 m. "Uma boa marca para qualquer lugar", afirmou.
Na verdade, Sotomayor também competiu este ano em provas "indoor" (recinto fechado), quando conseguiu saltar 2,40 m em duas oportunidades.
Sotomayor e um grupo de atletas cubanos desde o ano passado passaram a competir pelo Larios, equipe da Espanha. Esse intercâmbio é parte de um acordo entre o clube e o Instituto de Desportes de Cuba.
A crise econômica enfrentada por Cuba têm reflexos no esporte, segundo Sotomayor.
"A crise afeta todos (cubanos). Nossos resultados provam que temos superado os problemas", disse.
Sotomayor ganhou um carro Mercedes Benz, vermelho imperial, dos organizadores do Mundial de Stuttgart, Alemanha, pela sua vitória naquela competição. Desfila com o carro em Havana.
Estão inscritos na prova de salto em altura, além de Sotomayor, Tony Barton (EUA), Troy Kemp (Bahamas), Dalton Grant (Grã-Bretanha), Giorgi Dakov (Bulgária) e Leoni Pulmalainen (Rússia).
O torneio de São Paulo abre o circuito de GPs da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo Amador). O GP paulista tem 19 provas, 12 delas válidas pelo ranking da Iaaf. Participam aproximadamente 90 atletas estrangeiros.
Entre os destaques brasileiros despontam Zéquinha Barbosa (800 m), Gilmar dos Santos (800 m), Anísio Silva (triplo), Eronilde Araújo (400 m c/barreiras). O velocista Róbson Caetano e o meio-fundista Joaquim Cruz, com problemas de saúde, ainda são dúvidas.

Texto Anterior: Polícia usa agentes secretos
Próximo Texto: Berlusconi quer dupla vitória
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.