São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Próximo Mundial terá 32 seleções, confirma João Havelange, da Fifa

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Fifa, Federação Internacional de Futebol Association, João Havelange, anunciou ontem, na Suíça, que a próxima Copa do Mundo terá 32 seleções.
Havelange disse que essa idéia lhe foi dada por Juan Antonio Samaranch, presidente do COI, Comitê Olímpico Internacional.
Essa decisão já havia sido antecipada por ele no mês passado, na reunião intercontinental que decidiu não se opor à sua quarta reeleição para a presidência da entidade.
A modificação deverá ser ratificada sexta-feira, quando o comitê executivo da Fifa se reúne em sua sede, em Zurique, na Suíça.
"A reunião de sexta é uma formalidade. A decisão será oficializada na sexta, mas já é certa", comentou o secretário-geral da Fifa, Joseph Blatter.
É possível, de acordo com estudos realizados pela própria Fifa, que as 32 equipes sejam divididas em oito grupos, com quatro times.
Os dois melhores iriam para as oitavas-de-final e, a partir daí, duas seleções se enfrentariam em sistema eliminatório, até a final.
Não se definiu como essas oito novas vagas serão distribuídas.
O porta-voz da Uefa, entidade máxima do futebol europeu, Salvatore Cuccu, disse que as seleções não poderão fazer jogos extras, pois o calendário mundial já é apertado.
"O que se pode ter certeza é que as 12 vagas da Europa não serão reduzidas", disse Cuccu.
A Uefa enviará ao comitê executivo uma proposta para que aconteçam eliminatórias intercontinentais, idéia já defendida pelo seu presidente, Lennart Johansson.

Texto Anterior: Brasil segue na liderança do ranking da Fifa
Próximo Texto: Ronaldo tem medo que seus paisse tornem alvo de sequestradores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.