São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Show tem 13 músicas

LUÍS ANTÔNIO GIRON
DA REPORTAGEM LOCAL

O show de Cesaria Evora terá treze músicas, entre mornas e coladeiras. À exceção de uma, a morna "Reanima" (domínio popular), já foram gravadas pela cantora nos seus quatro CDs para o selo Lusáfrica.
A morna consiste em uma canção lenta com letras tristes em ritmo sincopado e "rubato" (alteração do tempo forte) "como uma onda que varia de movimento", segundo Paulino Vieira. A coladeira se resume na aceleração da cadência da morna, com versos alegres.
B.Leza é uma espécie de Cartola cabo-verdiano e o compositor que mais teve influência da música brasileira.
Suas mornas são consideradas revolucionárias. Já nos anos 30, ele introduzia no gênero tradicional os meios tons do samba brasileiro. Fornceia à morna novas sutilezas harmônicas. Assinou também marchinhas com estilo e linguagem brasileiros.
Cesaria frequentava a casa de B.Leza em Mindelo quando menina, mas nunca tomou contato direto com seus saraus. "Conheci suas histórias e mornas depois, de ouvir de outros músicos".
Já de seu primeiro disco, de 1961, constava uma morna de B.Leza, intitulada "Oriondina".
(LAG)

Texto Anterior: Batom; Canoa; Chocalho; Pirão
Próximo Texto: Cesaria quer cantar com Angela Maria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.