São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
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Programas multimídia começam a chegar às livrarias nos EUA

MARINA MORAES
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE NOVA YORK

Os programas multimídia estão ganhando uma aceitação tão grande junto ao público que surpreenderam até as mais ousadas previsões. Mesmo os especialistas acreditavam que esse mercado fosse demorar mais para ganhar corpo.
A correria agora é para encontrar canais de distribuição dos programas, um produto que até pouco tempo estava restrito às lojas de computadores.
As livrarias parecem uma opção prática e acessível no momento. A indústria parece muito interessada em ocupar as prateleiras das livrarias porque essas lojas são confortáveis para o público médio, que se sente mais à vontade entre os livros do que numa loja de software.
Além disso, livrarias são frequentadas por professores e estudantes e, ainda que os jogos sejam o item mais vendido entre os software, os programas educativos representam hoje o segmento de maior crescimento desse mercado.
Já no ano passado, algumas das maiores editoras de livros do país lançaram seus primeiros programas multimídia.
Sem dúvida, em 94 presenciaremos a grande revolução. Quase todas as grandes editoras e vários grupos menores de publicação estarão lançando suas versões de software até o final do ano.
O Waite Group e a Random House Electronic Publishing oferecem pacotes que incluem livros e produtos para CD-ROM.
Novas alianças estão se formando entre editoras e criadores de software. Numa joint venture chamada de "Living Books", a Random House e a Broderbund Software tentam combinar a experiência da editora com livros infantis e a da sua parceira com o desenvolvimento de multimídia para produzir em conjunto livros, vídeos e programas de computador.
Promoções oferecendo livros e software começam a pipocar nas lojas. A Multicom, uma conhecida fabricante de CD-ROM, tem alguns de seus programas oferecidos em pacotes com livros sobre o mesmo tema.
O software "Better Homes and Gardens Healthy Cooking CD Cookbook", por exemplo, é apresentado com dois livros também sobre culinária –"Fast Fixin' Diet Recipes" e "Pasta Recipes".
Avaliado em US$ 72, o pacote é vendido por US$ 60, o que significa que os livros saem praticamente de graça.
Nas livrarias, outro CD-ROM da Multicom, o "National Parks of America", vem agora acompanhado do best seller com o mesmo título.
Com cerca de 4,7 milhões de CD-ROMs já instalados nos Estados Unidos e a previsão de chegar a um total de 10 milhões até o final do ano, há poucas chances de o mercado de programas para computador encolher.
As livrarias, cientes desses números, vão incorporando o novo produto aos seus estoques e prateleiras.
É possível que as editoras, num futuro bem próximo, estejam brigando por espaço com os fabricantes de software até mesmo dentro de superlojas de computadores.

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