São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994 |
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Programas multimídia começam a chegar às livrarias nos EUA
MARINA MORAES
A correria agora é para encontrar canais de distribuição dos programas, um produto que até pouco tempo estava restrito às lojas de computadores. As livrarias parecem uma opção prática e acessível no momento. A indústria parece muito interessada em ocupar as prateleiras das livrarias porque essas lojas são confortáveis para o público médio, que se sente mais à vontade entre os livros do que numa loja de software. Além disso, livrarias são frequentadas por professores e estudantes e, ainda que os jogos sejam o item mais vendido entre os software, os programas educativos representam hoje o segmento de maior crescimento desse mercado. Já no ano passado, algumas das maiores editoras de livros do país lançaram seus primeiros programas multimídia. Sem dúvida, em 94 presenciaremos a grande revolução. Quase todas as grandes editoras e vários grupos menores de publicação estarão lançando suas versões de software até o final do ano. O Waite Group e a Random House Electronic Publishing oferecem pacotes que incluem livros e produtos para CD-ROM. Novas alianças estão se formando entre editoras e criadores de software. Numa joint venture chamada de "Living Books", a Random House e a Broderbund Software tentam combinar a experiência da editora com livros infantis e a da sua parceira com o desenvolvimento de multimídia para produzir em conjunto livros, vídeos e programas de computador. Promoções oferecendo livros e software começam a pipocar nas lojas. A Multicom, uma conhecida fabricante de CD-ROM, tem alguns de seus programas oferecidos em pacotes com livros sobre o mesmo tema. O software "Better Homes and Gardens Healthy Cooking CD Cookbook", por exemplo, é apresentado com dois livros também sobre culinária –"Fast Fixin' Diet Recipes" e "Pasta Recipes". Avaliado em US$ 72, o pacote é vendido por US$ 60, o que significa que os livros saem praticamente de graça. Nas livrarias, outro CD-ROM da Multicom, o "National Parks of America", vem agora acompanhado do best seller com o mesmo título. Com cerca de 4,7 milhões de CD-ROMs já instalados nos Estados Unidos e a previsão de chegar a um total de 10 milhões até o final do ano, há poucas chances de o mercado de programas para computador encolher. As livrarias, cientes desses números, vão incorporando o novo produto aos seus estoques e prateleiras. É possível que as editoras, num futuro bem próximo, estejam brigando por espaço com os fabricantes de software até mesmo dentro de superlojas de computadores. Texto Anterior: Monocromáticos viram sucata Próximo Texto: Monydata tem 16 novos micros Índice |
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