São Paulo, quarta-feira, 18 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Multimídia chega ao correio eletrônico

JOAQUIM TORRES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Entre os dias 5 e 7 de abril, em Washington (EUA), aconteceu a 1ª BBS Expo, uma mostra das novas tecnologias que estão aparecendo neste novo ramo das telecomunicações digitais: os BBSs –centrais de dados para troca de informações entre computadores pessoais.
Nessa feira foram apresentadas novas tecnologias, tais como a recepção de dados via satélite.
Com essa tecnologia, os BBSs passarão a receber informações como a versão eletrônica do jornal "USA Today", o mapa meteorológico dos Estados Unidos e mensagens de redes mundiais como ILink, SmartNet e Internet.
No total, são 300 Mbytes de informação por dia que um BBS pode receber para repassar aos seus usuários.
Outro ponto forte da feira foi a viabilização da interface gráfica para BBS, através do RIP (Remote Image Protocol). Com esse protocolo, já é possível consultar um BBS e dar todos os comandos com mouse clicando em botões e ícones, como no "Windows".
A grande sensação da mostra foi a apresentação de programas gerenciadores de BBS com tecnologia multimídia.
Ainda em fase de testes, o software "DarkStar", da Paragon Labs, permite não só o acesso com suporte a mouse, mas também a possibilidade de ter sons, imagens e animações on line.
Para consultar um BBS basta ter um micro, um modem e uma linha telefônica. As taxas mensais para assinatura das BBSs oscilam entre US$ 5 e US$ 20.

Texto Anterior: Radiação é risco no uso de computador
Próximo Texto: Programa facilita apresentações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.