São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Lula vai propor plano alternativo ao de FHC

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O PT está preparando um plano econômico alternativo para contrapor-se ao plano FHC. "Vamos mostrar que é possível estabilizar a economia sem a dolarização que há nas medidas do atual governo", disse Luiz Inácio Lula da Silva.
O plano, que está sendo feito pelos economistas do partido, deve ser divulgado em um mês.
O anúncio foi feito ontem por Lula durante entrevista a correspondentes de veículos de comunicação estrangeiros.
Com a decisão, Lula pretende combater o argumento, utilizado pelo PSDB, de que o PT não propõe nada de concreto para estabilizar a economia.
"Vamos mostrar que é possível reduzir a inflação e gerar empregos ao mesmo tempo", acredita o candidato petista à Presidência da República.
O principal eixo do programa deve ser o combate à "especulação" diagnosticada por Lula no sistema financeiro. "Temos que alongar o perfil da dívida interna", disse.
Apesar de avaliar o plano FHC como prejudicial aos trabalhadores, Lula aposta na queda rápida da inflação. "A inflação vai cair, mas não há certeza que o controle será duradouro", acha.
Para Lula, o controle de preços é indispensável a qualquer plano econômico. Sobre a eventualidade de governar sem maioria no Congresso, disse que isso exigirá "menas (sic) truculência e mais negociação".
O coordenador do programa de governo de Lula, Marco Aurélio Garcia, admitiu que um governo petista poderá impor restrições à entrada no país de "capital especulativo".

Próximo Texto: Duda não fica no comando
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.