São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brizola quer repetir tática usada por Getúlio em 50

FERNANDO MOLICA
DA SUCURSAL DO RIO

O candidato do PDT à Presidência, Leonel Brizola, deu ontem a receita de como quer que seja desenvolvida sua campanha.
Em reunião com presidentes regionais do PDT, realizada ontem no Othon Palace Hotel, em Copacabana (zona sul do Rio), disse que sua fórmula é baseada na campanha presidencial de Getúlio Vargas em 1950.A tática do candidato do PDT é também semelhante à utilizada, em 1989, por Fernando Collor de Mello, do PRN.
A idéia do candidato do PDT é passar por até cinco ou seis cidades em cada dia.
Para viabilizar isto, ele quer programações enxutas, sem almoços ou jantares. Sua maior recomendação é que representantes do empresariado dessas cidades sejam convidados para acompanhar as suas visitas.
Comícios rápidosNa reunião, Brizola disse que, na campanha de 1950, Vargas descia de seu avião, pegava um "jipão" no aeroporto e ia para o centro das cidades. Lá ele conversava, caminhava, apertava mãos e tomava um café.
O candidato do PDT disse que quer fazer o mesmo. Os grandes comícios serão realizados apenas em setembro.
Ao contrário do que fez em campanhas anteriores, Brizola quer promover comícios rápidos, com três oradores.
Um deles, para segurar o público e garantir sua saída rápida do local. "Como Luzardo fazia nos comícios de Getúlio", exemplificou o candidato.
João Batista Luzardo (1892-1982), veterano da revolução gaúcha de 1923 e da de 1930, foi deputado federal e chefe de polícia do Distrito Federal. Foi também embaixador do Brasil na Argentina.
Milagre
Brizola classificou de fruto de um "milagre" a eventual vitória de sua candidatura. Isto porque, segundo ele, sua campanha foge do convencional.
"Mas eu acredito em milagres. A democracia é cheia de mistérios", afirmou o candidato do PDT à Presidência.

Texto Anterior: Agora é Brizola quem desafia FHC
Próximo Texto: Pedetista faz apelo a Quércia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.