São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tráfico de crianças pode ser investigado

PAULO FERRAZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) vai sugerir ao Ministério da Justiça uma investigação para apurar a existência, no Brasil, de redes de tráfico internacional de crianças para extração de órgãos.
Segundo o advogado Luiz Flávio Borges D'Urso, 34, "existem indícios e boatos de sequestros de crianças em São Paulo para essa finalidade".
D'Urso é presidente do Conselho de Política Criminal e Penitenciária do Estado.
Até agora, não existe no Brasil nenhuma denúncia formal ou comprovação da ocorrência de desaparecimento de crianças para essa finalidade. Segundo D'Urso, os indícios já justificam a investigação.
O pedido de investigação será encaminhado ao Ministério da Justiça pelo presidente do CNPCP, Edmundo Oliveira.
Ele participou, de 26 de abril a 6 de maio, da reunião do Comitê Permanente da ONU para Prevenção do Crime e Justiça Penal, em Viena (Áustria).
Durante a reunião, o comitê apontou, como uma de suas maiores preocupações, o comércio internacional de crianças. O tráfico teria três objetivos: adoção ilegal, trabalho escravo e extração de órgãos.
A ONU pediu aos 40 países que participam do comitê que investiguem a existência do tráfico em seus territórios.

Texto Anterior: Polícia prende acusados de roubar carros
Próximo Texto: Supermercado é saqueado por 60 na zona norte do Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.