São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
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Daihatsu chega ao mercado e quer vender 2,4 mil carros em um ano

DA REPORTAGEM LOCAL

A Daihatsu, a sexta maior montadora de veículos do Japão, chega ao mercado brasileiro, com o lançamento de três modelos: o compacto Charade, o sedã Applause e o jipe Feroza. As vendas começam na próxima semana.
O primeiro lote é de mil carros. Eles serão vendidos inicialmente por 17 revendedores, seis deles instalados na cidade de São Paulo.
Luiz Carlos Caparelli, gerente comercial da Daihatsu do Brasil, diz que o objetivo no primeiro ano de operação é comercializar 2.400 veículos e, no segundo, 4.800.
O Grupo Verdi, que representa a Daihatsu no país, está investindo US$ 17 milhões para trazer a marca para o Brasil.
O Charade é o carro de menor preço da Daihatsu. Inicialmente chega na versão 1.3, que vai custar entre US$ 19 mil e US$ 26,9 mil.
Em quatro meses começa a ser vendida a versão 1.0, com preço entre US$ 15 mil e US$ 18,6 mil.
"O Charade vai concorrer na faixa do Suzuki Swift e do Twingo, da Renault", afirma Caparelli. Herbert Berger, diretor-superintendente da empresa, diz que o Charade "se aproxima do Honda Civic em tamanho e custa bem menos".
O Applause, um sedã quatro portas, com motor 1.6, é o carro mais caro da Daihatsu. O top de linha custa US$ 30 mil.
Entre os importados, compete com o Suzuki Sedan, Honda Civic, Renault 19 e Peugeot 405. O jipe Feroza entra na faixa do Vitara, da Suzuki, e custa entre US$ 25,6 mil e US$ 30 mil.
A Daihatsu possui seis fábricas no Japão e produz 900 mil veículos por ano.

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