São Paulo, quinta-feira, 19 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Jorginho é o melhor em teste físico

MÁRIO MAGALHÃES; JOÃO MÁXIMO
DA SUCURSAL DO RIO

O lateral-direito Jorginho teve o melhor desempenho entre os jogadores da seleção brasileira no principal teste físico realizado até ontem, apurou a Folha.
O resultado surpreendeu. A comissão técnica esperava que o melhor fosse o lateral Cafu, ironicamente o reserva de Jorginho.
Outra surpresa: o lateral-esquerdo Branco foi bem nesse teste, de resistência. Por temer desempenho sofrível do jogador, o técnico Carlos Alberto Parreira decidiu não divulgar os resultados.
O teste em que Jorginho foi o primeiro e Branco não desapontou é o de limiar anaeróbio, feito em corrida sobre esteira rolante.
Ele mostra a velocidade máxima em que o atleta usa apenas a energia gerada pela respiração. Cafu já correu 18 km/h em avaliação feita no seu clube, o São Paulo.
Jorginho deve ter superado essa marca. "Nenhum jogador ficou muito abaixo da média", afirmou o preparador físico Moraci Sant'Anna.
Hoje o zagueiro Ricardo Rocha e o atacante Bebeto completam os testes no Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica, no Rio, o centro de medicina esportiva mais moderno do país.
Bebeto começou os testes ontem. Amanhã o atacante Romário e o meia defensivo Mauro Silva se submetem às avaliações.
A maioria dos atletas viajou ontem para Teresópolis, região serrana do Rio, onde fica até domingo. Não haverá treinos táticos, com bola. Apenas físicos.
"É o mais importante no momento", afirmou Moraci Sant`Anna. Ele quer que os atletas estejam com 80% de seu potencial na estréia do Brasil na Copa, dia 20 de junho contra a Rússia, para atingir o máximo na final, em 17 de julho.
O meia Raí, cujo resultado também era temido pela comissão técnica, ficou na média –não divulgada. Em 1992 e 1993, o resultado do jogador variava de 14 km/h a 17 km/h.
Parreira havia dito que o problema de Raí era físico. "Moraci terá a tarefa de recuperá-lo." O treinador não quis responder se, constatada a boa forma de Raí, poderia afastá-lo por mau rendimento técnico.

LEIA MAIS
sobre a Copa do Mundo nas págs. 3 e 4

Próximo Texto: Exames avaliam a velocidade e o equilíbrio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.