São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT lança candidatos em festa sem política

Lula passa a noite dando autógrafos

VINICIUS TORRES FREIRE
DA REPORTAGEM LOCAL

Com a festa "Todas as tribos, todas as lutas", na noite de sexta-feira em São Paulo, o PT lançou José Dirceu ao governo de São Paulo e Luíza Erundina ao Senado. A noite teve rap, pagode, axé music e nenhum discurso.
A festa estava marcada para 21h. A música parou quando Lula chegou às 23h05, com a mulher, Mariza.
Por uma hora, o candidato deu autógrafos e abraçou e beijou eleitores e antigos colegas de sindicalismo. Cumprimentou efusivamente o compositor e cantor Chico Esperança, que lhe deu seu disco, "Tô com a macaca".
As cerca de duas mil pessoas que foram à danceteria "Projeto Radial", na zona leste de São Paulo, pagavam CR$ 1,5 mil pelo chope e CR$ 1 mil pelo ingresso, com direito a show de Lecy Brandão e da banda Mistura e Manda.
Depois da hora de autógrafos, Lula acompanhou a festa de um mezzanino, fumando charuto e bebendo chope ao lado de Mariza, Erundina, Dirceu e Fernando Gabeira.
A mulher do candidato petista à Presidência dançava animadamente, sacudindo os braços, quando tocavam sucessos do grupo baiano Olodum. Erundina acompanhava batendo palmas.
Quando Lecy tocou, de sua autoria, "Ô Zé, ô Zé, vem mostrar qualé", o público cantou e acenou para José Dirceu.
O "Zé" candidato, Dirceu, sorriu amarelo e acenou sem graça. Um dos versos da música dizia "nunca vi tanta sujeira na elite brasileira".
Uma trupe de palhaços, alguns em pernas de pau, anunciava a festa na rua. No meio da pista de dança, um deles cuspia fogo. Cabos eleitorais distribuíam santinhos e convites para festas de candidatos.
Lula não quis falar de política –apenas gravou uma "mensagem ao povo", a pedido de um correspondente de um pequeno jornal de esquerda argentino. Os candidatos petistas trocaram discursos por acenos para o público.
Suando e se dizendo muito cansado, Lula foi embora 0h45. Quinze minutos depois acabou o show de Lecy. Meia hora mais tarde a festa esvaziou.

Texto Anterior: Collor foi derrotado em ação
Próximo Texto: SOBE-DESCE
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.