São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Índice

`Pinóquio' é fábula `moralmente correta'

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA "FOLHINHA"

O musical "Pinóquio" faz uma leitura tradicional do conhecido conto do italiano Carlo Collodi, em que aparecem os elementos principais da narrativa original.
O espetáculo consegue divertir o pequeno público.
Tem bons atores, que se movimentam o tempo inteiro, ocupando o espaço cênico com coreografias delicadas (de Fábio Pinheiro). A baleia (Mirian Sanches) faz o maior sucesso.
Nas versões mais conhecidas, em especial a do desenho de Walt Disney (1940), "Pinóquio" discute a formação de caráter de um indivíduo, conduzindo a um desfecho "moralmente correto".
Pinóquio, depois de ser um boneco travesso, transforma-se em um garoto obediente e bondoso.
Talvez seja por isso que os adultos adorem contar –ou mostrar– essa história às crianças.
No musical, dirigido por Maithê Alves), o protagonista (Fernando Lyra Jr.) revela como sua personalidade vai sendo construída durante o decorrer dos acontecimentos.
Primeiro, Pinóquio aprende o significado do afeto, o que é amar e respeitar um pai. Em seguida, descobre como deve estabelecer suas relações com outras pessoas.
O comportamento na escola, o quanto pode receber de influência dos amigos.
Aprende também a relativizar a importância de mentir, desde que seja para uma finalidade nobre –no caso, salvar seu pai, Gepeto (Paulo Gaeta), de dentro da barriga da baleia.
Mas faltam alguns elementos em "Pinóquio" para que se tornasse de grande valor, como acontece com a maioria das peças do teatro infantil paulista.
Por que não diminuir a quantidade, em troca de uma melhor qualidade das peças?
A trilha sonora de "Pinóquio", por exemplo, mistura de forma infeliz, nas canções, as vozes dos atores com instrumentos previamente gravados.
Talvez para aproximar-se da idéia do que deveria ser um "verdadeiro" musical no teatro.
Outro defeito está no cenário, longe da riqueza de detalhes –de história, de estilo, de efeitos– apresentada pelo desenho.
Se a idéia do figurino da peça é apresentar Pinóquio da maneira como o personagem é facilmente identificado pelas crianças, essa idéia falhou no cenário.

Peça: Pinóquio
Direção: Maithê Alves
Elenco: Fernando Lyra Jr., Paulo Gaeta, Valéria Ribeiro, Bartira Fogaça, entre outros
Onde: Teatro Bela Vista (r. Major Diogo, 547, tel. 34-3257)
Quando: sábado e domingo, às 16h
Quanto: CR$ 4.000,00

Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.