São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Próximo Texto | Índice

Pesquisa mostra sonho de ex-empregados

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa realizada pela Manager Assessoria em Recursos Humanos mostra que tipo de atividades preferem os profissionais que partem para um negócio próprio.
O levantamento ouviu 131 executivos. Desse total, 28 pessoas (21%) optaram por prestar serviços de consultoria e assessoria.
Outros 11 executivos decidiram pela abertura de um escritório de representação comercial.
Abrir um comércio de veículos ou de autopeças foi a saída encontrada por nove profissionais (veja investimento inicial e perfil das atividades no quadro ao lado).
Consultores especializados em recolocação profissional de executivos afirmam que a primeira idéia que se tem, depois da demissão, é encontrar outro emprego.
Mas diante das dificuldades do mercado acaba-se levando em conta a abertura de um negócio.
José Augusto Minarelli, diretor da Lens-Minarelli Associados, afirma que "muitos profissionais querem um negócio próprio para não ter mais patrão".
Ele diz que é preciso ter perfil empreendedor, disposição para correr riscos e habilidade comercial, financeira e mercadológica.
Segundo Minarelli, de todas as pessoas atendidas pela consultoria, 60% sonham em montar uma empresa, mas apenas 15% efetivamente seguem esse caminho.
Gutemberg Macedo, 48, consultor em recolocação de executivos, afirma que é preciso saber assumir os erros. "Numa pequena empresa, qualquer erro tem um retorno instantâneo", afirma.
Para ele, não basta ter vontade para abrir uma empresa, é preciso ter visão de oportunidade.

LEIA MAIS
sobre negócio próprio na pág. 9-3.

Próximo Texto: COMO COMEÇAR NAS ÁREAS MAIS PROCURADAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.