São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sebrae calcula investimentos

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

É fundamental ter capital para investir no negócio. Gutemberg Macedo, consultor em recolocação profissional, diz que não se deve empregar mais de 50% das reservas acumuladas.
Marcos Farid Yazigi, 27, consultor do Sebrae SP, fez estimativas de investimentos exclusivas para a Folha.
Foram analisadas as áreas apresentadas pela pesquisa da Manager Assessoria em Recursos Humanos.
O negócio mais procurado –consultoria e assessoria– requer capital inicial de US$ 10 mil (veja quadro acima).
Muitos fatores contribuem para a expectativa de mudança, como a procura de melhor qualidade de vida ou mesmo a busca de realização de um antigo sonho.
É importante ter o apoio da família. Segundo consultores, os familiares sofrem consequências como a queda do poder aquisitivo até que o negócio deslanche.
"Todo indivíduo, em determinada idade, demitido ou não, quer sair para uma atividade alternativa", afirma Larte Cordeiro, 63.
A ânsia por mudanças, segundo o diretor da Laerte Cordeiro Consultores Associados, ocorre por volta dos 40 anos, "quando as pessoas já têm cerca de 20 anos de experiência profissional".
(NR)

Texto Anterior: Onde conseguir orientação
Próximo Texto: Empresa promove festa `motorizada'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.