São Paulo, domingo, 22 de maio de 1994
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Picapes F-1.000 ganham mais conforto

LUCIANO SOMENZARI
ENVIADO ESPECIAL A IPERÓ

Em confronto realizado entre as picapes nacionais F-1.000 e D-20 e as japonesas, Toyota Hilux e Mitsubishi L-200, em estradas de asfalto e terra na cidade de Iperó (125 km a oeste de São Paulo), a F-1.000 ganha em desempenho, mas perde para a L-200 em estabilidade e câmbio.
Veículos participou do comparativo organizado pela Ford para apresentar oficialmente as novas picapes F-1.000 4x2 (tração nas rodas traseiras) e 4x4 (tração nas quatro rodas) com motor diesel, à venda desde novembro.
Hilux e L-200 são menores e têm motores menos potentes. A Hilux é a única a ter motor sem turbo (veja quadro nesta página).
As inovações na suspensão –que foi recalibrada– e no acabamento interno –com bancos envolventes– tornaram as Ford F-1.000 bem mais confortáveis.
Todos as picapes, menos a L-200, com meia carga, mostraram pouca estabilidade na terra.
Foi preciso cuidado para não perder o controle da D-20 e das F-1.000. Na Hilux, sentia-se muito os impactos dos buracos.
A vantagem ficou com a L-200, bastante ágil em todas as pistas sem prejuízo do conforto.
As duas picapes japonesas têm câmbios mais macios, de engates precisos, o que não acontece com as nacionais, duros e de cursos longos, típicos de caminhões.
Problema apresentado principalmente pela F-1.000 4x2 é a vibração do volante acima dos 80 km/h.
As picapes F-1.000 4x2 e 4x4 custam cerca de US$ 34,1 mil e US$ 42,8 mil respectivamente. A D-20 custa cerca de 36,1 mil, enquanto a Hilux tem preço de US$ 32,3 mil e a L-200 US$ 36,5 mil.

O jornalista Luciano Somenzari viajou a Iperó a convite da Ford.

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