São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Trilogia combina artesanato sonoro e humor

CARLOS CALADO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Essa onda sertaneja /Eu também quero pegar /Já que tem que ser que seja/ Pra ser cantor popular". Não, Itamar Assumpção não pirou de vez. Na letra da modinha-pop "Onda Sertaneja", ele apenas ironiza com humor fino a tentação popularesca que jamais o atraiu nessas quase duas décadas de carreira.
As 22 novas composições de Itamar que completam a trilogia "Bicho de Sete Cabeças" exibem, mais uma vez, um trabalho sonoro radicalmente artesanal: vocais precisos, arranjos criativos, letras que desprezam obviedades.
Sem falar na enorme variedade de estilos e ritmos, que passa pelo funk, samba, soul, reggae, rock, blues, baião, sem qualquer pretensão de ecletismo oportunista.
O ouvido atento percebe: a marca musical de Itamar está sempre ali, mesmo quando outros interpretam suas composições.
O preciosismo de Itamar chega até mesmo ao encarte dos três discos. Todas as letras das canções e as fichas técnicas completas aparecem em letra manual. O projeto é transparente: clichês e formas prontas decididamente não têm valor para Itamar.
As preciosas participações de Tom Zé e Jards Macalé também são reveladoras. Como eles, Itamar não faz concessões à estupidez das modas de mercado. Como eles, carrega injustamente o estigma de vanguardeiro, de maldito.
Será que vai ser necessário um novo David Byrne para –como no caso de Tom Zé– mostrar às gravadoras o quanto elas e, principalmente, o grande público estão perdendo?
(CC)

Título: Bicho de Sete Cabeças - volumes 2 e 3
Intérprete: Itamar Assumpção e as Orquídeas do Brasil
Participações: Tom Zé, Jards Macalé, Ná Ozzetti, Suzana Salles e Alzira Espíndola
Formato: LP
Lançamento: Baratos Afins (av. São João, 439, loja 318, 2º andar, tel. 011/223-3629, região central de São Paulo)
Quanto: CR$ 10 mil (em média, cada LP)

Texto Anterior: Carlinhos Lyra naufraga no mar de teclados em CD para japonês
Próximo Texto: Itamar diz que está pronto para ser popular
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.