São Paulo, segunda-feira, 23 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Primeiro Homem' guarda estilo de Camus

MARCO CHIARETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

A editora francesa Gallimard acaba de lançar "Le Premier Homme" (O Primeiro Homem), o livro que o escritor Albert Camus estava escrevendo quando morreu, em 1960.
A obra é o sétimo "caderno" do autor, uma edição que reúne uma série de manuscritos inacabados, artigos, uma peça ("Calígula"), um romance ("La Mort Heureuse") e textos sobre o escritor.
Segundo a nota da curadora do livro, Catherine Camus, o texto que serviu de base para a edição foi encontrado em 4 de janeiro de 1960, dia da morte do escritor.
"Le Premier Homme" compõe-se de 144 páginas, escritas às vezes sem pontuação, com uma letra pequena, anotações à margem. O livro traz algumas páginas dos manuscrito original reproduzidas. O escritor usou seu papel timbrado.
O texto divide-se em duas partes: "Busca do Pai", por sua vez dividida em 9 partes, e "O Filho, ou o Primeiro Homem", composto de quatro subcapítulos.
Há contradições, personagens que somem ou mudam de nome.A obra não estava acabada, mas o estilo de Camus está ali. Algumas páginas são belíssimas.
No final, há um anexo, com cinco folhas soltas que originalmente estavam distribuídas dentro da obra, e uma espécie de plano do livro e notas.Os editores resolveram incluir também duas cartas, entre Camus e um professor.
A história de "Le Premier Homem" é a história de Camus. Fala de Jacques Cormery, filho de Henry e Catherine (que no princípio chama-se Lucie; a certa altura, Camus decide mudar o nome da personagem).
No primeiro capítulo, Henry e sua mulher (e um filho de quatro anos, que algumas páginas mais tarde desaparece) que chegam em uma pequena propriedade argelina, perto de uma cidadezinha, Solferino.
O pai vai buscar um médico, já que a mulher está para dar a luz.A criança nasce antes que pai e médico cheguem.A descrição é viva, o interesse com a geografia e o ambiente, marcado.
Mais tarde, Jacques, um homem de 40 anos, vai à procura das lembranças do pai, morto na batalha do Marne, aos 29 anos, "em 11 de outubro de 1914".
O pai de Camus, um agricultor francês radicado na Argélia, também morreu na Primeira Guerra Mundial. Jacques nasceu em "uma noite do autono de 1913". Albert, no dia 7 de novembro de 1913. O pai morre quando a criança mal tem um ano: ele será o "primeiro homem".

Título: Le Premier Homme
Autor: Albert Camus
Quanto: CR$ 59.800
Onde: pode ser encomendado à Livraria Francesa (tel. 011/231-4555)

Texto Anterior: Natureza ensina valor da paciência
Próximo Texto: Doutrina filosófica sucumbiu ao folclore
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.