São Paulo, terça-feira, 24 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bom aluno, aos 12 anos disse que ia ser padre

EUMANO SILVA; SILVIA QUEVEDO

Da Sucursal de Brasília e da Agência Folha, em Florianópolis
A palavra "esperidião" tem em árabe significado de sabedoria. Esperidião Amin procurou justificar o nome recebido.
Sempre esteve entre os melhores alunos de suas turmas. Seu forte eram latim, português, inglês e OSPB (Organização Social e Política do Brasil). Diz ser fluente em inglês e espanhol.
Herdou do pai cerca de 6.000 livros. A esses, somou outros 4.000.
Estudante de colégio jesuíta, chocou o pai quando anunciou aos 12 anos que pretendia ser padre. A resistência foi tanta que seis meses depois desistiu da idéia. Até hoje se diz "jesuíta".
"Ele era muito bom e muito ativo. É como peixe liso, não se deixa apanhar nunca", afirma seu ex-professor de física Benno José Schorr, hoje com 80 anos.
Nos estudos de história, Amin tem uma paixão regional: o movimento ocorrido entre 1912 e 1916, oficialmente conhecido como "Guerra do Contestado".
Amin é capaz de passar horas falando sobre o "Contestado". Ele diz que os mortos no episódio formavam o típico povo catarinense. Quando governador, chegou a editar um livro sobre o assunto.
Outra característica do candidato do PPR é uma memória prodigiosa. Lembra-se de praticamente todas as datas importantes de sua vida e da história do Brasil. Também é especialista em guardar número de placas de carros.
A rapidez de raciocínio levou Amin a tornar-se um brincalhão que desconcerta suas vítimas.
Às vésperas do afastamento do ex-presidente Fernando Collor, quando a situação do país ainda estava indefinida, Amin disparou contra o senador Marco Maciel (PFL-PE), que havia sido ministro de duas pastas no governo Sarney e era líder do governo Collor no Senado.
"Eu não sei quem vai ser o presidente daqui a um mês, mas sei que o Marco Maciel será o líder", disse Amin.
(ES e SQ)

Texto Anterior: Aos 18 anos, tragédia familiar muda sua vida
Próximo Texto: Calendário pode gerar lucro recorde para bancos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.