São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rendimento da poupança muda em junho

MÔNICA IZAGUIRRE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O cálculo e a forma de divulgação da TR (Taxa Referencial de Juros) vão mesmo mudar já a partir da próxima quarta-feira, dia 1º de junho. Em consequência, muda a remuneração da caderneta de poupança e de todas as demais aplicações corrigidas pela TR.
Em vez de prefixada, como acontece hoje, a taxa passará a ser pós-fixada, definida somente ao final do período mensal ao qual ela se refere.
A alteração na metodologia de cálculo será determinada até o final deste mês por intermédio de resolução a ser assinada pelo ministro da Fazenda, Rubens Ricupero, para posterior referendo do CMN (Conselho Monetário Nacional).
O impacto da modificação no cálculo da TR sobre as aplicações financeiras foi analisado pelo presidente do Banco Central, Pedro Malan, e sua equipe.
Os depósitos em caderneta feitos ou renovados em maio, para remuneração em junho, não serão afetados. A nova fórmula vai valer apenas para depósitos feitos ou renovados em junho, cujo crédito de rendimentos só ocorrerá depois de implantado o real, em 1º de julho.
Embora o governo não vá utilizar esse nome, na prática, o que vai ocorrer é a volta de algo muito semelhante à TRD (Taxa Referencial Diária), extinta na gestão do ministro Eliseu Resende.
Isso significa que, em vez de definida previamente para os 30 dias seguintes, a TR "cheia" voltará a ser o resultado da acumulação de taxas de juros referentes a apenas um dia útil.
Cálculo
Na atual metodologia, o Banco Central utiliza como base de cálculo os juros dos CDBs prefixados de 30 dias.
Com isso, dois ou três dias depois de aplicar seu dinheiro, o poupador da caderneta já sabe o que vai receber na data de aniversário do depósito.
No novo método de apuração, o Banco Central passará a divulgar diariamente a taxa referente ao dia apenas –e não ao período todo de 30 dias. A base de cálculo será os juros dos CDIs (títulos de empréstimos entre bancos) emitidos por um dia.

Texto Anterior: Feira reúne 165 estandes
Próximo Texto: Mudança evita expurgos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.