São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colômbia expressa com o futebol sentimento coletivo de seu povo

JAIRO DOS SANTOS
ESPECIAL PARA A FOLHA

O estilo primeiro, vencer em segundo lugar. Esta é a filosofia de Francisco Maturana. "O mais importante não é ganhar, mas respeitar nosso estilo, que os jogadores se divirtam." Filosofia que educadores profissionais, treinadores famosos e médicos defendem.
A equipe também, segundo seu técnico, expressa o sentimento coletivo de seu povo, apresentando, nesse último aspecto, um nacionalismo exacerbado.
Há uma idéia estabelecida há sete anos, uma forma de jogar. Os europeus chamam "the Brazilian football" ("o futebol brasileiro"): controle de bola, habilidade no drible, manutenção da posse de bola, passes rasteiros; caminhando, abrindo espaços, tocando lateralmente com rápida aceleração na fase final de ataque.
O time e os jogadores em primeiro lugar; vencer em segundo. Mas é necessário manter a vitória sempre em perspectiva, na preparação adequada, quando as coisas estão bem e quando estão mal.
Esforçar-se por vencer é a primeira mensagem do esporte. Atletas que lutam para se superar, que crescem no elogio e na crítica construtiva, servem de exemplo a jovens alienados, sem vontade de se superar.
Ainda há lugar para a diversão na busca do triunfo, ou, mais precisamente, a busca do triunfo é a essência da diversão.
A Colômbia vai para o Mundial como verdadeiro protagonista. Seu futebol fez história. Está entre as favoritas, mas o Mundial é um torneio complicado, onde "da vitória à desgraça há somente um passo".

Texto Anterior: Piloto sofre acidente no circuito de Silverstone
Próximo Texto: Base é a mesma da Copa de 90
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.