São Paulo, quarta-feira, 25 de maio de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`BancoFácil' para Mac é simples de usar

SONIA ROMÉRIO
DA REPORTAGEM LOCAL

O programa "BancoFácil" faz exatamente o que o nome diz: simplifica a vida financeira do usuário. Tanto faz quanto dinheiro você tem. E, melhor, o software está em português.
Quem já teve mais de uma conta bancária ou divide uma mesma conta sabe como é difícil gerenciar cheques e controlar despesas.
O programa funciona como uma espécie de planilha, dessas que muita gente faz a mão no dia do pagamento. Nela você vai indicando as entradas e as saídas, se em cheque ou dinheiro.
Pode criar categorias para cada coisa que entra e sai da conta –por exemplo, alimentação, aluguel, despesas com carro, escola, impostos, papelaria etc.
As categorias servem para saber quanto se gastou por item (alimentação, por exemplo) em um período que o usuário define.
O programa vem em um só disquete. É programado para ser instalado inteiro, mas o usuário pode instalar parcialmente.
Para isso, basta clicar sobre o quadradinho com o X que fica na frente das opções: instalar exemplos, instalar categorias predefinidas e instalar manual eletrônico.
Para criar uma nova conta basta ir na barra de comandos e escolher a opção Nova Conta.
O programa mostra uma janela com campos para valor, categoria, cheque ou dinheiro, entre outros.
Ao digitar uma categoria que não existe, o programa avisa e pergunta se você quer incluir o novo item na lista de categorias.
A cada linha, o programa mostra o resultado da conta corrente. Ao alterar um dado, automaticamente a planilha é alterada.
Emite três tipos de relatórios (geral, por categoria e resumido).
Faz, ainda, reconciliação de contas: você diz qual é o saldo bancário e ele mostra os cheques que não "caíram".
Tem também um conversor de moedas (dólar, cruzeiro ou UFIR) que faz a mudança automática.
Ao errar um dado, basta clicar na janela da conta e selecionar o comando Desfaz.
É indicado para uso doméstico e pequenas empresas. Para quem não tem muita afinidade com números, é aconselhável ler o manual –escrito ou na tela. (Sonia Romério)

BancoFácil: requer micros Macintosh com 4 Mbytes de memória RAM, "System 7.1" e disco rígido. Ocupa 810 Mbytes no disco rígido. Preço: 65 URVs. Esferas Software, tel. (011) 293-5798

Texto Anterior: Guia multimídia sobre ópera é abrangente e fácil de consultar
Próximo Texto: Multimídia muda vida das pessoas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.